“O Código de Ética Profissional do Psicólogo visa, entre dif...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Boa noite! Corrijam a questão 01. Está certa apenas a III
"...analise as afirmativas a respeito do que seja VEDADO ao psicólogo..."
A alternativa III (Dar atenção à comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do psicólogo de forma consonante com a normatização profissional.) não se refere ao que é vedado ao psicólogo, mas a um dos DEVERES FUNDAMENTAIS.
Art 1º - São deveres fundamentais dos psicólogos:
i) Zelar para que a comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do psicólogo sejam feitas conforme os princípios deste Código;
Por isso, na minha opinião, seria INCORRETA.
Art. 2º – Ao psicólogo é vedado:
d) Acumpliciar-se com pessoas ou organizações que exerçam ou favoreçam o exercício ilegal da profissão de psicólogo ou de qualquer outra atividade profissional; (afirmativa I. Acumpliciar-se com pessoas ou organizações que exerçam ou favoreçam o exercício ilegal da profissão ou de qualquer outra atividade profissional ) CORRETA
f) Prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados ou reconhecidos pela profissão; (afirmativa II. Prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios incompatíveis e irregulares no exercício profissional) CORRETA
h) Interferir na validade e fidedignidade de instrumentos e técnicas psicológicas, adulterar seus resultados ou fazer declarações falsas; (IV. Interferir na validade e fidedignidade de instrumentos e técnicas psicológicas, alterando resultados conforme as necessidades do sujeito assistido e/ou fazer emissão de documentos com pareceres que cerceiam indivíduos). Essa me deixou com dúvida em relação à segunda parte, pois não encontrei no Código nada a respeito de pareceres que cerceiem indivíduos, então considero INCORRETA.
Na minha opinião, apenas I e II estão corretas... alguém pode me ajudar?
Eles estão pedindo as VEDAÇÕES/ proibições presentes no Código de Ética.
Por isso, os itens 1, 2 e 4 estão corretos, já que pertencem as vedações.
O item 3 faz parte dos deveres, estando errado o gabarito da banca.
Também considero que somente a I e a II estão corretas, pois a III é um dos DEVERES fundamentais do psicólogo e a IV abrange sobre "pareceres", o que não consta no artigo do Código.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo