De acordo com noções básicas de Direito Tributário, conforme...
De acordo com noções básicas de Direito Tributário, conforme o Código Tributário Nacional, assinale a alternativa CORRETA.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta e entender o conceito de tributo segundo o Código Tributário Nacional (CTN).
Alternativa Correta: A
A alternativa A define corretamente o conceito de tributo conforme o artigo 3º do CTN. Segundo este artigo, tributo é uma prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Isso significa que os tributos são obrigatórios, previstos em lei, e sua cobrança segue regras estritas, sem margem para arbitrariedades.
Agora, vamos analisar por que as demais alternativas estão incorretas:
Alternativa B: A afirmação de que constitui delegação de competência o cometimento, a pessoas de direito privado, do encargo ou da função de arrecadar tributos está incorreta. A competência tributária é indelegável, embora a administração da arrecadação possa ser terceirizada para fins operacionais, isso não configura delegação de competência legislativa ou tributária.
Alternativa C: Está errada porque, segundo o artigo 150, inciso III, alínea "b" da Constituição Federal, é vedado cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que tenha sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou.
Alternativa D: Errada, pois além de impostos, os tributos incluem taxas, contribuições de melhoria e contribuições especiais. O artigo 5º do CTN define essas espécies tributárias.
Alternativa E: Também está incorreta. A competência tributária, conforme o CTN e a Constituição, é um poder legislativo que não pode ser delegado, embora a capacidade de arrecadação e fiscalização possa ser transferida para órgãos administrativos.
Entender o conceito de tributo é fundamental para o Direito Tributário, pois afeta diretamente a forma como os impostos e outras contribuições são estabelecidos e cobrados. Recomendo que, para se preparar para concursos, você estude o CTN e a Constituição Federal, especialmente os artigos mencionados, para compreender as bases legais desses conceitos.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Alternativa A. (Correta) Art. 3º da lei nº 5.172/1966. Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
Alternativa B. Art. 7º, §3º da lei nº 5.172/1966. [...] § 3º Não constitui delegação de competência o cometimento, a pessoas de direito privado, do encargo ou da função de arrecadar tributos.
Alternativa C. Art. 9º da lei nº 5.172/1966. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: [...] II - cobrar imposto sobre o patrimônio e a renda com base em lei posterior à data inicial do exercício financeiro a que corresponda;
Alternativa D. São cinco tipos de tributos existentes no Brasil: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais. Arts. 5º e 15 da Lei nº 5.172/1966, e art. 195 da Constituição Federal de 1988.
Alternativa E. - Art. 7º da lei nº 5.172/1966. A competência tributária é indelegável, salvo atribuição das funções de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, serviços, atos ou decisões administrativas em matéria tributária, conferida por uma pessoa jurídica de direito público a outra, nos termos do § 3º do art. 18 da Constituição.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo