Este texto foi publicado sob a rubrica “coluna” na revista G...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q385635 Português
Este texto foi publicado sob a rubrica “coluna” na revista Galileu. Essa caracterização de gênero o coloca no grupo dos textos de opinião da mídia impressa. A partir dessa perspectiva, a inserção em discurso direto observada após o quarto parágrafo tem como funções:

1. indicar que parte do texto é transcrição de uma entrevista.
2. simular a intervenção de um leitor fictício, que espera encontrar no texto o tema anunciado no início do primeiro parágrafo.
3. demarcar no texto o início de um diálogo mais efetivo com o leitor, que se manifesta nos últimos parágrafos.
4. fazer a transição entre uma linguagem escrita, formal, e uma linguagem coloquial, que passa a ser dominante nos parágrafos finais do texto.

Estão corretas as funções caracterizadas nos itens:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O importante nessa interpretação é observarmos o enunciado, que diz: "A partir dessa perspectiva, a  inserção em discurso direto observada após o quarto parágrafo tem como funções:"

1- Errada; Pois,se está presente a transcrição de uma entrevista está no segundo parágrafo porque introduz-se as aspas intercalando as falas.

2-Correta: Realmente simula um leitor fictício quando o autor pergunta:"Tá bom Tiago mais e aí?", ninguém perguntou isso.

3-Correta:Pois efetivamente se nota o discurso mais efetivo com o leitor com a utilização das seguintes palavras: (4° Parágrafo)"Você pode parar..." "Isso você quem vai me dizer".

Obs.: "Probleminha" com a programação nesses comentários que não me permitiram anular o uso do itálico e sublinhado!

BONS ESTUDOS!!!!   #jesusnosama


Por que o item 4 esta errado??

A assertiva 4 está errada porque não há transição da linguagem culta para a coloquial. O que se percebe é uma aproximação do autor do texto com o leitor, mas não há essa transição linguística, para uma forma comum do falar, sem respeito às normas gramaticais, com gírias ou estrangeirismos, que caracterizam a forma coloquial.

Sobre a assertiva 4, no texto, há apenas um momento de discurso informal, qual seja: "Tá bom, Tiago. Mas e aí?". O resto continua sendo formal.

acertei... mas o texto... é horrivel, não da nem vontade de ler pelo amor de Deus! Massante... resposta B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo