Ao ocupar um cargo público, a pessoa assume um conjunto de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1984568 Direito Administrativo
Ao ocupar um cargo público, a pessoa assume um conjunto de atribuições e responsabilidades, previstas em uma estrutura organizacional, cujo exercício deve observar padrões éticos. O servidor público, além de agir com retidão, também deve demonstrá-la para a sociedade. Essa busca de convergência entre a natureza da ação e a aparência da ação é denominada 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Qualidade do que é probo; integridade, honestidade, retidão.

É agir de acordo com os princípios éticos e morais aceitos em uma sociedade

Improbidade ou decoro? Diferenças.

Improbidade: Substantivo

O que é Improbidade:

Improbidade é a ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições.

Improbidade Administrativa é o designativo técnico para a chamada corrupção administrativa, que, sob diversas formas, promove o desvirtuamento da Administração Pública e afronta os princípios nucleares da ordem jurídica (Estado de Direito, Democrático e Republicano) revelando-se pela obtenção de vantagens patrimoniais indevidas às expensas do erário, pelo exercício nocivo das funções e empregos públicos, pelo "tráfico de influência" nas esferas da Administração Pública e pelo favorecimento de poucos em detrimento dos interesses da sociedade, mediante a concessão de obséquios e privilégios ilícitos.

Exemplo de uso da palavra Improbidade:O prefeito será cassado por ter cometido improbidade administrativa.

Decoro: Verbo ou Substantivo

O que é Decoro:

Substantivo masculino

1 recato no comportamento; decência

Ex.: d. no vestir, no agir, no falar

2 acatamento das normas morais; dignidade, honradez, pundonor

Ex.: é um indivíduo torpe, sem d., sem honra!

3 seriedade nas maneiras; compostura

Ex.: ela dança sem perder o d.

4 postura requerida para exercer qualquer cargo ou função, pública ou não

5 Rubrica: literatura.

adequação do tema ao estilo literário

Exemplo de uso da palavra Decoro: Houve falta de decoro parlamentar...

Princípio da moralidade e da probidade O princípio da moralidade, conforme visto nos itens 3.3.11 e 18.1, exige da Administração comportamento não apenas lícito, mas também consoante com a moral, os bons costumes, as regras de boa administração, os princípios de justiça e de equidade, a ideia comum de honestidade. Além de previsto nos artigos 37, caput, e 5º, LXXIII, da Constituição, o Decreto-lei nº 2.300/86 o incluía no artigo 3º com o nome de princípio da probidade, que nada mais é do que honestidade no modo de proceder.

Fonte: Mari Sylivia Zanella Di Pietro

GABARITO: LETRA C)

Accountability é um termo inglês utilizado para descrever as práticas relacionadas à prestação de contas.

O conceito também tem um entendimento mais amplo, sendo muitas vezes utilizado como sinônimo de controle, responsabilidade, transparência e fiscalização.

No campo organizacional, o termo se refere a tarefas de responsabilidade interna e a sua aplicação tem como objetivo garantir mais transparência a essas atividades.

É um conceito comum na gestão pública e no ambiente corporativo de maneira geral, desde o RH até as técnicas de gestão de pessoas e desenvolvimento da cultura organizacional.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo