O orçamento deverá prever todas as receitas e despesas pelo ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (10)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar as alternativas
A) ERRADO. O princípio da publicidade é aquele que determina que qualquer interessado deve ter acesso às informações necessárias ao exercício da fiscalização sobre a utilização dos recursos arrecadados dos contribuintes. Percebam que não tem relação com o caso apresentado na questão.
B) CORRETO. O princípio da universalidade é aquele que determina que a lei orçamentária deve compreender todas as receitas e todas as despesas pelos seus totais. Percebam que é exatamente o que é apresentado no enunciado da questão.
C) ERRADO. O princípio da unidade é aquele que determina que somente um orçamento deve existir para determinado exercício financeiro para cada ente, contendo todas as receitas e despesas. Percebam que ele não tem relação direta com o que é apresentado no enunciado da questão.
D) ERRADO. O princípio da programação é aquele que determina que o orçamento deve apresentar suas ações de forma planejada. Percebam que ele não tem relação direta com o que é apresentado no enunciado da questão.
E) ERRADO. O princípio da exclusividade proíbe que o orçamento tenha disposições estranhas à previsão de receita e à fixação de despesa. Percebam que ele não tem relação direta com o que se pede no enunciado.
GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “B".
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: B.
.
.
.
PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE (TOTALIDADE)
Determina que TODAS as receitas e despesas governamentais devem ser incluídas na lei orçamentária, por seus valores brutos, sem quaisquer deduções.
Na parte da receita, devem ser incluídos todos os recursos que o Poder Público é autorizado a arrecadar e, na parte da despesa, todas as dotações necessárias ao custeio dos serviços públicos.
Exceções: ARO, emissão de papel-moeda, outras entradas compensatórias.
.
.
Lei 4320/64:
Art. 2°. A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Govêrno, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.
GABARITO: B
O enunciado da questão aborda a definição de dois princípios orçamentários:
a) Princípio da Universalidade, segundo o qual todas as receitas e todas as despesas devem constar do orçamento, sem exclusão. Este princípio decorre do art. 165, § 5º, da CF/88, bem como dos arts. 2º e 3º da Lei nº 4.320/64;
b) Princípio do Orçamento-bruto, segundo o qual as receitas e despesas deverão constar na lei orçamentária em seus valores totais, vedadas quaisquer deduções, conforme dispõe o art. 6º da Lei nº 4.320/64.
Diante desse contexto, não há alternativa precisa indicando os dois princípios conjuntamente. Contudo, considerando o enunciado da questão, é certo que o princípio da universalidade está contemplado no texto, de modo que a alternativa correta é a B ("universalidade").
Complementando os comentários dos colegas:
CUIDADO!!! As bancas trocam o conceito dos princípios da UNIVERSALIDADE e da UNIDADE.
O princípio da UNIDADE está relacionado à existência de um orçamento único (CF, art. 165, § 5º). Ricardo Lobo Torres entende que esse princípio não está mais relacionado a um documento único, mas sim à necessidade de harmonização e de integração entre orçamentos. Alguns doutrinadores denominam esse princípio como PRINCÍPIO DA TOTALIDADE, pois, além de incluir todos os órgãos, estão dentro da mesma lei orçamentária. A União é responsável por realizar a consolidação de todos os órgãos e poderes.
O princípio da UNIVERSALIDADE dispõe que todas as receitas e todas as despesas devem estar incluídas na lei orçamentária. Tem previsão no art. 165, § 5º, CF, na Lei 4.320/64 nos arts. 2º, 3º, 4º e 6º. Alguns autores, partindo dos ensinamentos de José Afonso da Silva, denominam o princípio da universalidade como PRINCÍPIO DO ORÇAMENTO GLOBAL.
ATENÇÃO - EXCEÇÕES AO PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE: receitas extraordinárias (art. 3º, § único, da Lei 4.320/64).
Lei. 4320/64.
Art. 6º Tôdas as receitas e despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.
Tinha cara de "princípio do orçamento Bruto", mas como não tinha essa opção.....
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo