Quanto à responsabilidade pelo serviço, é correto afirmar:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (8)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para compreender a questão sobre a responsabilidade pelo serviço no contexto do direito do consumidor, devemos nos atentar ao artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Este dispositivo estabelece que o fornecedor de serviços responde, independentemente de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços.
Vamos analisar cada alternativa para esclarecer os conceitos envolvidos:
Alternativa A: "O prestador responsabiliza-se por todos os danos decorrentes do evento, mesmo que tais vítimas não sejam consumidores."
A alternativa correta é a A, pois o CDC adota a teoria da responsabilidade objetiva, ou seja, não há necessidade de provar culpa do prestador para que ele seja responsabilizado. Isso se aplica a todos os danos decorrentes da prestação do serviço, abrangendo inclusive terceiros que não sejam consumidores diretos, conforme interpretação ampliada da proteção ao consumidor.
Exemplo prático: Imagine que um show organizado por uma empresa cause danos a um imóvel vizinho devido a falhas na estrutura do palco. Mesmo que os proprietários do imóvel não sejam consumidores do show, a empresa pode ser responsabilizada pelos danos causados.
Alternativa B: "O profissional liberal responde objetivamente pelos serviços que prestar."
Esta alternativa está incorreta. Os profissionais liberais, de acordo com o artigo 14, §4º do CDC, respondem de forma subjetiva, ou seja, é necessário comprovar culpa ou negligência para que sejam responsabilizados pelos danos causados na prestação de seus serviços.
Alternativa C: "O surgimento de nova técnica torna defeituoso o serviço já prestado."
Essa alternativa está incorreta porque o surgimento de novas técnicas ou tecnologias não afeta a avaliação de defeito de um serviço já prestado. O que importa é a técnica disponível e adequada ao tempo em que o serviço foi executado.
Alternativa D: "A época em que o serviço foi prestado não é relevante para constatação do defeito."
Novamente, esta alternativa está incorreta. A avaliação de um serviço como defeituoso leva em consideração o momento em que ele foi prestado, conforme o estado da técnica e padrões vigentes à época.
Para resolver questões como essa, é essencial ter um bom entendimento das normas do CDC e estar atento às palavras-chave que indicam o tipo de responsabilidade envolvida.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B)Art. 14 § 4° A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais será apurada mediante a verificação de culpa. ERRADO
C) Art. 14 § 2º O serviço não é considerado defeituoso pela adoção de novas técnicas. ERRADO
D) Art. 14 § 1° O serviço é defeituoso quando não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais: III - a época em que foi fornecido. ERRADO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo