A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q866400 Direito Constitucional
A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos vulneráveis. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa que mencione os princípios institucionais da Defensoria Pública.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata das disposições constitucionais acerca da Defensoria Pública.

Dispõe o art. 134, §4º que são princípios institucionais da Defensoria Pública a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

Gabarito do professor: letra A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: A

 

Constituição Federal:

 

Art. 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal.

(...)

§ 4º São princípios institucionais da Defensoria Pública a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional, aplicando- se também, no que couber, o disposto no art. 93 e no inciso II do art. 96 desta Constituição Federal.

Letra (a)

 

A Unidade da Defensoria Pública significa que seus membros integram um só órgão, sob única direção de um Defensor Público-Geral.

 

O Princípio da Indivisibilidade enuncia que os membros da Defensoria Pública não se vinculam aos processos em que atuam, podendo ser substituídos uns pelos outros, de acordo com as regras legais, sem nenhum prejuízo para o processo.

 

A Independência Funcional assegura a DP é independente no exercício de suas funções, não estando subordinada a qualquer dos poderes (Legislativo, Executivo, Judiciário).

 

MA e VP

São os mesmos pricípios do Ministério Público!!! UII

Letra : A

 

.................................................................................................................................................................................................

MNEMÔNICO :     "UII !!!!   UII !!!"

 

PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DA DEFENSORIA PÚBLICA:

 

UNIDADE

 

INDIVISIBILIDADE

 

INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL

 

..............................................................................................................................................................................................

 

 

Deus te Surpreende!

CF/88

Art. 134

§ 4º São princípios institucionais da Defensoria Pública a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional, aplicando-se também, no que couber, o disposto no art. 93 e no inciso II do art. 96 desta Constituição Federal. 

Interessante que são os mesmos também para o MP:

Art. 127.

§ 1º - São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo