Comparando os dispositivos modernos de E/S (entrada e saída)...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1870326 Biblioteconomia
Comparando os dispositivos modernos de E/S (entrada e saída), assinale a opção que apresenta o mais veloz em relação à velocidade máxima de escrita e leitura.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Questão sobre informática e seu uso na Biblioteconomia. 

Dentre as tecnologias de escrita e leitura de dados disponíveis no mercado, os solid state drives (SSD) são aqueles que realizam estas tarefas com maior velocidade e precisão. 

Isso se dá porque os SSDs não utilizam agulhas e não possuem discos físicos, sendo que todo o seu processo de leitura é ótico.  

Os SSDs são uma evolução em relação aos HDs e aos pens drives USB 2.0. 

Gabarito do Professor: Letra E 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Letra E.

Solid State Drives (SSD) ou Unidade de Estado Sólido é um dispositivo de armazenamento que tem a mesma função de um HD (disco rígido): guardar arquivos do sistema operacional, aplicativos, documentos e jogos. No entanto, o SSD é muito mais eficiente na transferência de dados.

Enquanto o HD usa peças mecânicas (há discos girando dentro do HD), o SSD emprega chips eletrônicos. Por isso, o SSD se beneficia por ter um acesso instantâneo, pois um pulso elétrico permite encontrar qualquer informação.

SSD (SOLID STATE DRIVER)

- Os Sistemas de Suporte à Decisão (SSD) são aplicativos interativos que dão suporte à tomada de decisão pelos gestores organizacionais. Essas decisões podem variar entre decisões estruturadas e decisões não estruturadas.

- A maioria dos fabricantes utilizam SSD de memória flash não-volátil para criar dispositivos mais robustos e compactos para o mercado consumidor.

- Não utilizam peças móveis em sua constituição, são mais rápidas, apresentam maior taxa de transmissão e mais capacidade de armazenamento.

Vantagens

Velocidade – O SSD alcança velocidades entre 200MB/s à 500MB/s, que garantem mais velocidade para iniciar um sistema operacional ou abrir programas e arquivos em comparação ao HD convencional; suas taxas de leitura e gravação são mais altas que as dos HD

Não faz barulho – Como o seu funcionamento não envolve nada mecânico, apenas o acesso as memórias Flash, não é possível escutar nenhum som vindo dele;

Mais resistente – Por não possuir discos móveis como o HD, o SSD dificilmente sofrerá algum dano ou perda por conta de ser movimentado. Além disto, ele não sofre possíveis perdas ou corrupção de arquivos por interferências magnéticas;

Baixo consumo de energia – O SSD chega a gastar duas vezes menos energia que um HD convencional

Desvantagens

Preço caro – Mesmo sendo vendido com espaços de armazenamento menor do que um HD convencional, o SSD ainda sai mais caro;

Vida útil menor – Apesar de eles serem mais resistentes fisicamente, cada gravação feita no SSD gasta a sua cédula tirando um pouco de sua capacidade de segurar cargas elétricas;

Pouco espaço de armazenamento – A maioria dos SSDs vendidos possuem entre 120 à 240 GB de espaço. Apesar de já existirem opções com alguns terabytes de espaço, o seu preço tende a ser inacessível para muitas pessoas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo