Aquele que oferece droga, eventualmente e sem objetivo de l...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q464508 Direito Penal
Aquele que oferece droga, eventualmente e sem objetivo de lucro, à pessoa de seu relacionamento, para juntos a consumirem, pratica
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão requer conhecimento sobre o crime de consumo compartilhado, previsto no Artigo 33, parágrafo terceiro, da Lei 11.343/2006.

- A opção A está incorreta porque o crime de consumo compartilhado é na verdade um crime de menor potencial ofensivo. A contravenção penal não inclui pena de detenção ou reclusão, somente a  prisão simples (art. 6º, LCP).

- A opção B está errada porque o uso previsto no Artigo 28, da Lei 11.343/2006, não prevê pena privativa de liberdade, enquanto o consumo compartilhado (Artigo 33, parágrafo terceiro, da Lei 11.343/2006) prevê pena de detenção.

- A opção C está incorreta porque a pena do crime previsto no Artigo 33, parágrafo terceiro, da Lei 11.343/2006 é de detenção  de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, detenção é uma forma de privação de liberdade.

- A opção E está errada. A conduta descrita no enunciado está prevista no Artigo 33, parágrafo terceiro, da Lei 11.343/2006.

- A opção D está correta. Conforme o Artigo 61, da Lei nº 9.099/95 (Lei dos Juizados Especiais Criminais), infrações penais de menor potencial ofensivo são as que cominem pena máxima não superior a um ano. A pena do crime previsto no Artigo 33, parágrafo terceiro, da Lei 11.343/2006 é de detenção  de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, detenção é uma forma de privação de liberdade. Neste sentido, o crime de consumo compartilhado é um crime de menor potencial ofensivo. 

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO "D".

Art. 33, § 3o  Oferecer droga, eventualmente e sem objetivo de lucro, a pessoa de seu relacionamento, para juntos a consumirem:

Pena - detenção, de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e pagamento de 700 (setecentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa, sem prejuízo das penas previstas no art. 28.

Lei nº 9.099/95, Art. 61.  Consideram-se infrações penais de menor potencial ofensivo, para os efeitos desta Lei, as contravenções penais e os crimes a que a lei comine pena máxima não superior a 2 (dois) anos, cumulada ou não com multa.

OFERECIMENTO EVENTUAL

CONSUMO CONJUNTO

SEM OBJETIVO DE LUCRO 

Caso algum dos elementos não esteja presente, o agente responderá pelo crime comum de tráfico ilícito de drogas.

Questão muito bem elaborada.

(D) 

Questão parecida,da banca cespe,  que julguei valer a pena ser revista:
 

Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: DPU Prova: Defensor Público Federal de Segunda Categoria

Considerando que Carlo, maior e capaz, compartilhe com Carla, sua parceira eventual, substância entorpecente que traga consigo para uso pessoal, julgue o  item  que se segue.
A conduta de Carlo configura crime de menor potencial ofensivo.(C)

Gabarito "D"

Infrações penais de menor potencial ofencivo são:

( TODAS as contravenções e os crimes com a máxima até 2 anos )

Na situação que a questão se refere: Detenção 6 meses a 1 ano + multa

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo