Sobre os princípios orçamentários, é correto afirmar que o ...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra B: errada. O principio da unidade diz que o orçamento deve ser uno, isto é, deve existir apenas um orçamento e não mais para cada ente da federação.
Letra C errada . Veda que as receitas e despesas sejam incluidadas no orçamento em seu montante liquido, por exemplo. Existem receitas que geram despesas e vice versa. Esse principio veda deduçoes e exige que conste no orçamento os valores positivos e negativos.
Letra D : correta: O principio da não afetação ou não vinculação proibe que receitas geradas por impostos sejam comprometidas.
Letra E: errada. O principio da universalidade diz que todas as receitas e despesas referentes a Uniao, seus fundos, órgãos e entidades, devem estar no orçamento .
B) Princípio da Unidade: o orçamento de cada pessoa jurídica de direito público, de cada esfera de governo (União, Estados ou Municípios), deve ser elaborado com base numa mesma política orçamentária, estruturado de modo uniforme e contido num só documento, condenáveis todas as formas de orçamentos paralelos.
C) Orçamento Bruto: “Todas as despesas constarão da Lei de Orçamento pelos seus totais, vedadas quaisquer deduções.” Com essa definição, que é uma extensão do princípio da Universalidade, busca-se assegurar a transparência e exatidão dos números orçamentários.
D) Correta
E) PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE: O orçamento (uno) deve conter todas as receitas e todas as despesas do Estado.
· Art. 2°, Lei n° 4.320/64
· Art. 3° e 4°, da Lei n° 4.320/64
· Art. 165, §5°, CF/88
Assim, o princípio da exclusividade tem o objetivo de limitar o conteúdo da Lei Orçamentária, impedindo que nela se inclua normas pertencentes a outros campos jurídicos, como forma de se tirar proveito de um processo legislativo mais rápido. Tais normas que compunham a LOA sem nenhuma pertinência com seu conteúdo eram denominadas “caudas orçamentárias” ou “orçamentos rabilongos”. Por outro lado, as exceções ao princípio possibilitam uma pequena margem de flexibilidade ao Poder Executivo para a realização de alterações orçamentárias. (Aula prof Sergio Mendes - Estratégia)
Não consegui identificar o erro. Se alguém souber, favor postar aqui para nossa discussão ou me enviar um recado.
RAA, creio que a diferença seja essa:
na alt. A, fala-se sobre creditos adicionais suplementares, sendo que estes servem para aumentar creditos já previsionados no orçamento.
E a cauda orçamentaria, conforme seu texto, baseia-se em "nela se inclua normas pertencentes a outros campos jurídicos"
Espero ter ajudado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo