Pedro, residente em Brasília e casado sob o regime de comunh...
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
I O comprador, para contar o tempo exigido para o usucapião, deve ter exercido pessoalmente a posse durante todo o período, pois não pode acrescentar à sua posse a de seus antecessores.
II O comprador pode adquirir a propriedade da casa pelo usucapião urbano.
III No caso de aquisição da propriedade da casa pelo usucapião ordinário, exige-se que o possuidor tenha exercido a posse de boa-fé.
IV O comprador pode adquirir a propriedade da casa pelo usucapião ordinário.
Estão certos apenas os itens
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão proposta, focando no tema de Direito das Coisas, mais especificamente sobre usucapião. O caso aborda a venda de um imóvel por Pedro, que ocultou seu estado civil, e a possibilidade de o comprador adquirir a propriedade pelo usucapião.
Interpretação do Enunciado:
O enunciado trata da alienação de um imóvel por uma pessoa casada que não informou seu estado civil. O comprador residiu no imóvel por doze anos. A questão envolve a possibilidade de usucapião, que é um meio de adquirir a propriedade através da posse prolongada, pacífica e ininterrupta.
Legislação Aplicável:
- Art. 1.238 do Código Civil: Trata do usucapião ordinário, que exige posse de boa-fé e justo título por 10 anos.
- Art. 1.240 do Código Civil: Refere-se ao usucapião urbano, que exige posse contínua e incontestada por cinco anos, desde que o imóvel tenha até 250 m² e seja utilizado para moradia própria ou de sua família.
Análise das Alternativas:
Alternativa I: Incorreta. O comprador pode somar sua posse à do alienante (Pedro) para completar o tempo necessário ao usucapião, desde que os requisitos legais sejam cumpridos. Isso é conhecido como acessão de posses.
Alternativa II: Incorreta. Não se aplica o usucapião urbano, pois o imóvel tem 400 m², excedendo o limite de 250 m² previsto para essa modalidade.
Alternativa III: Correta. O usucapião ordinário requer que o possuidor tenha agido de boa-fé. A boa-fé é presumida quando o possuidor acredita ser o legítimo proprietário do imóvel.
Alternativa IV: Correta. O comprador pode adquirir a propriedade pelo usucapião ordinário, pois já transcorreram mais de 10 anos de posse pacífica e ininterrupta, e a escritura pública implica em justo título, além de não haver má-fé comprovada.
Conclusão:
A alternativa correta é a C - III e IV, pois refletem a aplicação correta do usucapião ordinário, considerando a boa-fé e o tempo de posse.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
II O comprador pode adquirir a propriedade da casa pelo usucapião urbano.Errado. Por quê? Não pode. É o teor do art. 1.240 do CC, verbis: “Art. 1.240. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. § 1o O título de domínio e a concessão de uso serão conferidos ao homem ou à mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil. § 2o O direito previsto no parágrafo antecedente não será reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez.”
III No caso de aquisição da propriedade da casa pelo usucapião ordinário, exige-se que o possuidor tenha exercido a posse de boa-fé.Certo. Por quê? É o teor do art. 1.242 do CC, in verbis: “Art. 1.242. Adquire também a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por dez anos. Parágrafo único. Será de cinco anos o prazo previsto neste artigo se o imóvel houver sido adquirido, onerosamente, com base no registro constante do respectivo cartório, cancelada posteriormente, desde que os possuidores nele tiverem estabelecido a sua moradia, ou realizado investimentos de interesse social e econômico.”
IV O comprador pode adquirir a propriedade da casa pelo usucapião ordinário. Certo. Por quê? Idem.
Estão certos apenas os itens
a) I e II.
b) I e IV.
X c) III e IV.
d) I, II e III.
e) II, III e IV.
O que é usucapião urbano? Pode existir usucapião especial, ordinário, extraordinário ou ainda social urbano ou rural.
O examinador usou urbano como sinônimo de especial urbano, ai considerou incorreto o item por conta metragem do imóvel.
Ao meu ver a alternativa correta é a E, ou entao a questao deveria ser anulada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo