A determinação de que "a lei não prejudicará o direito adqui...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (30)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B, que afirma que a norma constitucional que estabelece que "a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada" tem eficácia plena, irrestringível e não regulamentável em nível ordinário. Isso significa que essa norma já produz todos os seus efeitos imediatamente após a promulgação da Constituição, sem a necessidade de legislação posterior para torná-la aplicável.
Para entender a questão, é necessário conhecer as classificações das normas constitucionais quanto à sua eficácia e aplicabilidade. Normas de eficácia plena são aquelas que têm aplicabilidade direta, imediata e integral, não dependendo de legislação futura para que sejam executadas. Já as normas de eficácia limitada dividem-se em programáticas, que estabelecem programas a serem desenvolvidos por meio de políticas públicas, necessitando de atuação legislativa para sua completa eficácia; e as de cunho preceptivo, que dependem de regulamentação específica para produzir efeitos plenos.
A proteção ao direito adquirido, ao ato jurídico perfeito e à coisa julgada é uma garantia fundamental prevista no artigo 5º, XXXVI, da Constituição Federal do Brasil. A sua eficácia é plena porque tais garantias são aplicáveis de forma imediata, não estando sujeitas a restrições por leis ordinárias. Além disso, são irrestringíveis porque não podem ser diminuídas ou suprimidas por atos provenientes do poder público. E são não regulamentáveis em nível ordinário porque não é permitido que legislação infraconstitucional interfira no núcleo essencial desses direitos, ou seja, o legislador ordinário não pode criar leis que contrariem ou diminuam essa proteção.
Portanto, a justificativa para a alternativa B ser a correta é que ela reflete adequadamente a natureza dessas garantias constitucionais, reforçando sua imediatidade e proteção contra interferências que possam vir a restringi-las.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
É uma norma que trata de direitos individuais (cláusula pétrea). Por isso é irrestringível.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo