A pedagogia social de Paulo Freire consiste num contributo n...
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Ano: 2024
Banca:
FGV
Órgão:
Prefeitura de Vitória - ES
Prova:
FGV - 2024 - Prefeitura de Vitória - ES - Coordenador de Turno |
Q2457821
Pedagogia
A pedagogia social de Paulo Freire consiste num contributo não
só para a educação social, mas, para a educação popular e
comunitária.
Avalie se suas principais contribuições à educação incluem
I. teorizar a prática para transformá-la. A prática como base para gerar pensamento. Os sujeitos populares como protagonistas do seu próprio aprendizado e atores de sua emancipação.
II. o reconhecimento da legitimidade do saber científico, necessário à cultura popular, para sobreviver num período de extremado elitismo (academicismo sem prática social).
III. uma teoria cujo ensino e a pesquisa partem da leitura da realidade (leitura da palavra mundo), da observação participante. O concreto, mundo vivido pelos sujeitos, orientam a relação ensino-aprendizagem, como elementos inseparáveis da pesquisa, da cultura popular e da participação da comunidade.
IV. uma teoria crítica do conhecimento, fundamentada numa antropologia do ser humano, como inacabado, incompleto e inconcluso, atribuindo importância às condições de aprendizagem com ênfase nos processos e não nos resultados.
Está correto o que se afirma em
Avalie se suas principais contribuições à educação incluem
I. teorizar a prática para transformá-la. A prática como base para gerar pensamento. Os sujeitos populares como protagonistas do seu próprio aprendizado e atores de sua emancipação.
II. o reconhecimento da legitimidade do saber científico, necessário à cultura popular, para sobreviver num período de extremado elitismo (academicismo sem prática social).
III. uma teoria cujo ensino e a pesquisa partem da leitura da realidade (leitura da palavra mundo), da observação participante. O concreto, mundo vivido pelos sujeitos, orientam a relação ensino-aprendizagem, como elementos inseparáveis da pesquisa, da cultura popular e da participação da comunidade.
IV. uma teoria crítica do conhecimento, fundamentada numa antropologia do ser humano, como inacabado, incompleto e inconcluso, atribuindo importância às condições de aprendizagem com ênfase nos processos e não nos resultados.
Está correto o que se afirma em