Em Janeiro de 2019 a barragem de rejeitos de Córrego do Fei...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1869959 Atualidades
Em Janeiro de 2019 a barragem de rejeitos de Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), pertencente à mineradora Vale, se rompeu e cerca de 14 milhões de toneladas de lama e rejeitos de minério de ferro percorreram aproximadamente oito quilômetros em poucos dias, poluindo severamente o rio: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Desastres ambientais, tanto no Brasil como no mundo, repercutem no noticiário de maneira proporcional ao seu impacto. Aspectos como localização, tipo de evento ocorrido, qual o ambiente afetado, agentes envolvidos, perdas materiais e em vidas são de grande importância e devem ser acompanhados com atenção. Sobre o rio atingido pelos dejetos da barragem em Brumadinho buscamos a alternativa correta. 

A - Correta - O rio Paraopeba cruza a região metropolitana de Belo Horizonte e foi afetado pelo vazamento. Ocorreu grave perda de peixes e demais espécies da biodiversidade local. O abastecimento de parte da região banhada pelo rio chegou a ser comprometido e os rejeitos contaminaram até mesmo o rio São Francisco do qual o Paraopeba é afluente. 
B - Incorreta - O rio Peruaçu que também é afluente do São Francisco não foi afetado pelo vazamento.

C - Incorreta - O importante rio que cruza São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais não foi afetado neste incidente, mas já recebeu contaminação em outras ocasiões similares de menor alcance.

D - Incorreta - Tanto o rio  Piracicaba mineiro quanto seu homônimo paulista não foram afetados neste incidente. 



 
 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O rio Paraopeba é um rio que banha o estado de Minas Gerais. Em 25/01/2019, o rio foi impactado pelo Rompimento de barragem em Brumadinho, da mineradora Vale S.A

CAI MUITO!!!

Brumadinho = Rio Paraopeba

Mariana = Rio Doce

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo