O Sistema Tributário Nacional, disciplinado no texto da Cons...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q930675 Direito Tributário
O Sistema Tributário Nacional, disciplinado no texto da Constituição Federal, atribui competência às diferentes pessoas jurídicas de direito público interno para instituir impostos e para legislar sobre os impostos de sua competência. De acordo com o texto constitucional,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para responder essa questão o candidato precisa conhecer as disposições constitucionais relativas ao ICMS, bem como de outros tributos. Feitas essas considerações, vamos à análise das alternativas.

a) O outro enquanto ativo financeiro ou instrumento cambial está sujeito apenas ao IOF, conforme art. 153, §5º, CF. Errado.

b) O ITCMD inclui transmissão dos direitos relativos aos bens imóveis, conforme art. 155, I, CF. Errado.

c) Apenas a base de cálculo do IPVA é exceção à anterioridade nonagesimal, conforme art. 150, §1º, CF. Errado.

d) Apenas as alíquotas mínimas do IPVA serão fixadas pelo Senado Federal. Art. 155, §6º, CF. Errado.

e) Nos termos do art. 155, II, CF, o serviço de comunicação é fato gerador do ICMS. Por sua vez, o inciso IX, do art. 155, §2º, dispõe o ICMS incide sobre o total das operações quando mercadorias forem fornecidas com serviços não compreendidos na competência do ISS municipal. Correto.

Resposta do professor = E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito Letra E

A) Ouro como ativo financeiro ou instrumento cambial = IOF
CF Art. 153 § 5º O ouro, quando definido em lei como ativo financeiro ou instrumento cambial, sujeita-se exclusivamente à incidência do imposto de que trata o inciso V do "caput" (IOF) deste artigo, devido na operação de origem; a alíquota mínima será de um por cento, assegurada a transferência do montante da arrecadação nos seguintes termos

B) Inclui as transmissão dos direitos relativos aos bens imóveis
Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre
I - transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos

C) Errado, nos termos do art. 150 §1 da CF, apenas a BC do IPVA é exceção à anterioridade nonagesimal, mas deve observar a anterioridade anual. Já a alteração da alíquota do IPVA observa as duas anterioridades.

D) CF Art. 155 § 6º O imposto previsto no inciso III IPVA
I - terá alíquotas mínimas fixadas pelo Senado Federal

E) CERTO: Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre
II - operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior
(...)
IX - incidirá também:
b) sobre o valor total da operação, quando mercadorias forem fornecidas com serviços não compreendidos na competência tributária dos Municípios;

bons estudos

Se não for ISSQN, incide ICMS

Abraços

(ITCMD (mais letras) +++++++ Aliquota máxima

ICMS (ms = mais ou menos) +/- aliquota máxima e mínima

IPVA (menos letras) ------------ Aliquota mínima) (Fonte: comentários do QC)


(REGRAS BÁSICAS DE RACIOCÍNIO PARA QUEM NÃO QUER DECORAR:

 São quatro os impostos em questão que apresentam esta problemática sobre a fixação de alíquotas:

 ISS: trata-se de um imposto de competência municipal. Dessa forma, não compete aos senadores (representantes dos Estados) se imiscuírem na fixação de suas alíquotas. Será caso de lei complementar federal.

 ICMS, IPVA e ITCMD: são todos impostos estaduais. Assim, foi concedido ao Senado Federal, Casa do Congresso Nacional onde estão os representantes dos Estados membros da Federação, fixar as alíquotas dos respectivos impostos, o que ocorre por meio de Resolução

 Podemos, portanto, fazer as seguintes correlações:

1) ISS imposto municipal Lei Complementar Federal;

2) ICMSITCMD IPVA - impostos estaduais - Resolução do Senado Federal (representantes dos Estados).

 ICMS: é o imposto mais complicado, com mais alíquotas a serem definidas, mas que apresenta a regra mais simples: as alíquotas das operações internas (mínimas e máximas) e as das operações interestaduais são fixadas por Resolução do Senado Federal.

 ITCMD: o Senado Federal, por Resolução, fixa as alíquotas máximas.

 IPVA: o Senado Federal, por meio de Resolução, fixa as alíquotas mínimas.

 O que mais complica decorar é exatamente esta última parte (alíquotas mínimas para o IPVA e máximas para o ITCMD).

 É, no entanto, fácil entender porque isso ocorre: a fixação de alíquotas mínimas de IPVA pelo Senado, decorre da tentativa de se conseguir acabar com a chamada "guerra fiscal" entre os Estados. Como o IPVA incide sobre a propriedade de veículos automotores, um Estado poderia barganhar a compra deste bem em concessionárias localizadas em seu território mediante o pagamento de alíquota irrisórias. O contribuinte do Estado "A" poderia, por exemplo, comprar veículo no Estado "B" com alíquotas de IPVA de valor reduzido e utilizar livremente o seu bem no território de seu Estado natal.

 Em face do acima exposto, buscando se evitar a guerra fiscal acima mencionada, ao Senado Federal compete fixar as alíquotas mínimas do IPVA.) (Fonte: comentários do QC)

Correta a alternativa E

c) o aumento da base de cálculo e da alíquota do IPVA não estão sujeitos ao princípio da anterioridade nonagesimal (noventena). ERRADO

São exceções ao princípio da anterioridade nonagésimal (privilegiada, qualificada ou princípio da carência) a cobrança dos seguintes impostos: II, IE, IR, IOF, IEG, Empréstimos Compulsórios e a fixação da base de cálculo do IPVA e do IPTU conforme dispõe o art. 150, §1º, CF/88.

Renato, na letra a, o artigo é 153 §5 da CF e não 155 da CF.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo