A Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015, regulamenta especif...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2097302 Direito Ambiental
A Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015, regulamenta especificidades da Constituição Federal e da Convenção sobre Diversidade Biológica e “dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, sobre a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado e sobre a repartição de benefícios para conservação e uso sustentável da biodiversidade”. 
Considera, ainda, que o conhecimento tradicional associado é a “informação ou prática de população indígena, comunidade tradicional ou agricultor tradicional sobre as propriedades ou usos diretos ou indiretos associada ao patrimônio genético”.
A comprovação do consentimento prévio informado poderá ocorrer, a critério da população indígena, da comunidade tradicional ou do agricultor tradicional, por alguns instrumentos. 
Neste âmbito, qual instrumento não está previsto no artigo 9º dessa Lei? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 13.123/2015 e pede ao candidato que assinale o item incorreto, marcando o instrumento que não está previsto no art. 9º da referida Lei. Vejamos:

A) Adesão na forma prevista em protocolo comunitário.
Correto. A adesão na forma prevista em protocolo comunitário é um instrumento, nos termos do art. 9º, § 1º, IV, da Lei n. 13.123/2015: Art. 9º, § 1º A comprovação do consentimento prévio informado poderá ocorrer, a critério da população indígena, da comunidade tradicional ou do agricultor tradicional, pelos seguintes instrumentos, na forma do regulamento: IV - adesão na forma prevista em protocolo comunitário.

B) Votação da maioria da população indígena, da comunidade tradicional ou dos agricultores tradicionais.
Errado e, portanto, gabarito da questão. A votação da maioria da população indígena, da comunidade tradicional ou dos agricultores tradicionais não é um instrumento e sequer há tal previsão na Lei n. 13.123/2015.

C) Assinatura de termo de consentimento prévio.
Correto.  A assinatura de termo de consentimento é um instrumento, nos termos do art. 9º, § 1º, I, da Lei n. 13.123/2015: Art. 9º, § 1º A comprovação do consentimento prévio informado poderá ocorrer, a critério da população indígena, da comunidade tradicional ou do agricultor tradicional, pelos seguintes instrumentos, na forma do regulamento: I - assinatura de termo de consentimento prévio;

D) Registro audiovisual do consentimento.

Correto.  O Registro audiovisual do consentimento é um instrumento, nos termos do art. 9º, § 1º, II, da Lei n. 13.123/2015: Art. 9º, § 1º A comprovação do consentimento prévio informado poderá ocorrer, a critério da população indígena, da comunidade tradicional ou do agricultor tradicional, pelos seguintes instrumentos, na forma do regulamento: II - registro audiovisual do consentimento;

E) Parecer do órgão oficial competente.
Correto. O parecer do órgão oficial competente é um instrumento, nos termos do art. 9º, § 1º, III, da Lei n. 13.123/2015: Art. 9º, § 1º A comprovação do consentimento prévio informado poderá ocorrer, a critério da população indígena, da comunidade tradicional ou do agricultor tradicional, pelos seguintes instrumentos, na forma do regulamento:  III - parecer do órgão oficial competente; ou


Gabarito: B 

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LEI Nº 13.123, DE 20 DE MAIO DE 2015.

Art. 9º O acesso ao conhecimento tradicional associado de origem identificável está condicionado à obtenção do consentimento prévio informado.

§ 1º A comprovação do consentimento prévio informado poderá ocorrer, a critério da população indígena, da comunidade tradicional ou do agricultor tradicional, pelos seguintes instrumentos, na forma do regulamento:

I - assinatura de termo de consentimento prévio;

II - registro audiovisual do consentimento;

III - parecer do órgão oficial competente; ou

IV - adesão na forma prevista em protocolo comunitário.

Logo, letra B correta.

uma forma de entender e não precisar decorar essa lei é a seguinte: ela se trata do acesso a um patrimônio genético de espécies brasileiras ou conhecimento tradicional de comunidades como a indígena por exemplo, logo, ela se trata de uma forma de ser um acesso justo, onde quem for explorara-la o faça de maneira clara e transparente, e o que precisa para isso?

autorização, assinatura de consentimento prévio, parecer do órgão competente, e um registro disso, de forma audiovisual. Não se trata de votação, e sim autorização e comprovação que está sendo feita de forma justa para todos os lados.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo