A Lei nº 9.099/95 traz um procedimento simplificado ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (24)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
alt. a
Art. 63 do citado diploma legal. A competência do Juizado será determinada pelo lugar em que foi praticada a infração penal.
bons estudos
a luta continua
LETRA A, vejamos:
a) Art. 63. A competência do Juizado será determinada pelo lugar em que foi praticada a infração penal.
b) Art. 82. Da decisão de rejeição da denúncia ou queixa e da sentença caberá apelação, que poderá ser julgada por turma composta de três Juízes em exercício no primeiro grau de jurisdição, reunidos na sede do Juizado.
c) Art. 74. A composição dos danos civis será reduzida a escrito e, homologada pelo Juiz mediante sentença irrecorrível, terá eficácia de título a ser executado no juízo civil competente. .
d) Art. 81, § 3º A sentença, dispensado o relatório, mencionará os elementos de convicção do Juiz.
e) Art. 66. A citação será pessoal e far-se-á no próprio Juizado, sempre que possível, ou por mandado.
Parágrafo único. Não encontrado o acusado para ser citado, o Juiz encaminhará as peças existentes ao Juízo comum para adoção do procedimento previsto em lei.
Conforme artigo supracitado, as citações serão realizadas de forma pessoal, inadmitindo-se a citação por edital.
A Lei 9.099/95 não admite a citação por edital, logo não sendo encontrado o acusado, o juiz deve remeter as peças existentes para o juízo comum, no qual deverá ser observado o procedimento sumário do CPP (art. 538, CPP).
Embora não seja cabível citação por edital, tem-se admitido a citação por carta precatória (acusado que mora em outra comarca) e por hora certa (quando o acusado se oculta para não ser citado) no âmbito dos Juizados Especiais Criminais. Vale citar aqui o teor do enunciado nº 110 do XXV FONAJE que dispõe: " No Juizado Especial Criminal é cabível a citação com hora certa".
Obs.: não se admite a expedição de carta rogatória (art. 386 do CPP), ante a incompatibilidade com o s princípios adotados pela Lei 9.099/95.
Fonte: Legislação Especial Criminal Comentada. Renato Brasileiro.
Art. 70 do CPP: "a competência será de regra, determinada pelo lugar em que se consumar a infração ou no caso de tentativa pelo lugar em que for praticado o último ato da execução" CONHECIDA COMO TEORIA DO RESULTADO!
Já para o JECRIM, no art. 63 da Lei 9099/95, a competência será determinada pelo lugar em que foi praticado a infração penal, ou seja, TEORIA DA ATIVIDADE.
CPP = TEORIA DO RESULTADO
9099 = TEORIA DA ATIVIDADE
Lei 9.099:
- Da Transação Penal: cabe apelação;
- Da Composição Civil: não cabe recurso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo