De acordo com a Lei de Execução Penal, é correto afirmar:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: FEPESE Órgão: SAP-SC Prova: FEPESE - 2019 - SAP-SC - Agente Penitenciário |
Q1278349 Direito Penal
De acordo com a Lei de Execução Penal, é correto afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para responder corretamente à questão, cabe ao candidato confrontar as afirmativas dela constantes com as disposições legais pertinentes.

Item (A) - De acordo com o disposto expressamente no § 2º do artigo 24 da Lei nº 7.210/1984, "nenhum preso ou internado poderá ser obrigado a participar de atividade religiosa". Com efeito, a assertiva contida neste item é verdadeira.

Item (B) - Nos termos do disposto no § 1º do artigo 24 da Lei nº 7.210/1984, "no estabelecimento haverá local apropriado para os cultos religiosos". O estabelecimento de local apropriado para os cultos religiosos não é, portanto, de discricionariedade do gestor da unidade e sim obrigação legal. Sendo assim, a presente assertiva está incorreta.

Item (C) - Nos termos do artigo 24 da Lei nº 7.210/1984, "a assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, permitindo-se-lhes a participação nos serviços organizados no estabelecimento penal, bem como a posse de livros de instrução religiosa". É, portanto, um direito conferido aos condenados. O exercício desse direito não pode ser caracterizado como um critério subjetivo para a progressão de regime. O critério subjetivo, de acordo com a norma legal, é a boa conduta carcerária do condenado. Sendo assim, a presente alternativa é falsa.

Item (D) - De acordo com o 24 da Lei nº 7.210/1984, "a assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, permitindo-se-lhes a participação nos serviços organizados no estabelecimento penal, bem como a posse de livros de instrução religiosa". A posse de livros religiosos, nos termos da lei, não é restrita aos locais próprios dos cultos. Com efeito, a presente alternativa é falsa.

Item (E) - Nos termos explícitos do § 2º do artigo 24 da Lei nº 7.210/1984, "nenhum preso ou internado poderá ser obrigado a participar de atividade religiosa". Logo, a assertiva contida neste item é falsa. 

Gabarito do professor: (A)


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LETRA A

Art. 24.

§2º Nenhum preso ou internado poderá ser obrigado a participar de atividade religiosa.

A. Correto: Art. 24, § 2º Nenhum preso ou internado poderá ser obrigado a participar de atividade religiosa.

B. Errado. Trata-se de obrigação do estabelecimento, não faculdade. Art. 24,§ 1º No estabelecimento haverá local apropriado para os cultos religiosos.

C. Errado. Para a progressão, temos somente os requisitos objetivo (tempo já cumprido no regime) e subjetivo (bom comportamento carcerário, que é atestado pelo diretor da penitenciária). Além disso, o enunciado violaria ao princípio da liberdade religiosa, posto que os presos que não adotassem religião restariam prejudicados face aos presos religiosos para progredir. Art. 3º, parágrafo único. Não haverá qualquer distinção de natureza racial, social, religiosa ou política.

D. Errado. Não há restrição de posse de livros religiosos, sendo um direito incluso nas regras mínimas da ONU para o tratamento de presos. Art. 24. A assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, permitindo-se-lhes a participação nos serviços organizados no estabelecimento penal, bem como a posse de livros de instrução religiosa

E. Errado conforme o primeiro enunciado.

Nenhum preso ou internado poderá ser obrigado a participar de atividade religiosa.

BA critério do gestor da unidade, poderá ser destinado ( deve ter local adequado), no estabelecimento prisional, um local apropriado para os cultos religiosos.

assistência religiosa será prestada aos presos e aos internados como forma de ressocialização e como um indicativo para a progressão da pena. (não existe isso)

posse de livros de instrução religiosa somente será permitida nos locais próprios para os cultos religiosos. (não existe isso na lep)

atividade religiosa, com liberdade de culto, será obrigatória, integrando-se no sistema de assistência social.

A)CORRETA Art. 24. §2º Nenhum preso ou internado poderá ser obrigado a participar de atividade religiosa.

B)ERRADA A critério do gestor da unidade, poderá ser destinado, no estabelecimento prisional, um local apropriado para os cultos religiosos.

Art. 24 § 1º No estabelecimento haverá local apropriado para os cultos religiosos.

C)ERRADA A assistência religiosa será prestada aos presos e aos internados como forma de ressocialização e como um indicativo para a progressão da pena.

Para a progressão, temos somente os requisitos objetivo (tempo já cumprido no regime) e subjetivo (bom comportamento carcerário, que é atestado pelo diretor da penitenciária). Além disso, o enunciado violaria ao princípio da liberdade religiosa, posto que os presos que não adotassem religião restariam prejudicados face aos presos religiosos para progredir.

D)ERRADA A posse de livros de instrução religiosa somente será permitida nos locais próprios para os cultos religiosos.

a LEP nada diz sobre essa restrição

Art. 24. A assistência religiosa, com liberdade de culto, será prestada aos presos e aos internados, permitindo-se-lhes a participação nos serviços organizados no estabelecimento penal, bem como a posse de livros de instrução religiosa.

E)ERRADA A atividade religiosa, com liberdade de culto, será obrigatória, integrando-se no sistema de assistência social

Art. 24.§ 2º Nenhum preso ou internado poderá ser obrigado a participar de atividade religiosa.

qualquer erro me avisem

você já foi muito longe para desistir agora .força guerreiro

LETRA A - Nenhum preso ou internado poderá ser obrigado a participar de atividade religiosa.

LETRA B - A critério do gestor da unidade, poderá ser destinado, no estabelecimento prisional, um local apropriado para os cultos religiosos.

LETRA C - A assistência religiosa será prestada aos presos e aos internados como forma de ressocialização e como um indicativo para a progressão da pena.

LETRA D - A posse de livros de instrução religiosa somente será permitida nos locais próprios para os cultos religiosos.

LETRA E - A atividade religiosa, com liberdade de culto, será obrigatória, integrando-se no sistema de assistência social.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo