Com base na Lei n.º 12.618/2012, que dispõe sobre o regime d...
Com base na Lei n.º 12.618/2012, que dispõe sobre o regime de previdência complementar para os servidores públicos federais titulares de cargo efetivo, julgue o item a seguir.
É vedada a criação de fundação de previdência complementar que contemple os servidores públicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
@@ GABARITO: ERRADO
----
Comentário:
A Lei nº 12.618/2012 estabelece o regime de previdência complementar para os servidores públicos federais titulares de cargo efetivo, mas não veda a criação de fundações de previdência complementar que contemplem os servidores dos diferentes Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Pelo contrário, ela prevê a criação de entidades fechadas de previdência complementar específicas para os servidores públicos, inclusive para os do Poder Judiciário, no caso da FUNPRESP-JUD (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário).
A Lei n.º 12.618/2012, em seu artigo 6º, permite a criação de fundações de previdência complementar para os servidores dos três Poderes, desde que observadas as regras gerais previstas para o regime de previdência complementar no âmbito do serviço público federal. A própria fundação FUNPRESP-JUD foi criada para atender aos servidores do Poder Judiciário, enquanto o Executivo e o Legislativo também podem ter suas fundações.
Portanto, a criação de fundações de previdência complementar para servidores dos diferentes Poderes não é vedada pela legislação. A afirmação do item está, portanto, errada.
----
* 1.700 QUESTÕES DE PORTUGUÊS, INÉDITAS E COMENTADAS, ESTILO CEBRASPE (CERTO ou ERRADO)
* 500 QUESTÕES DE PORTUGUÊS, INÉDITAS E COMENTADAS, ESTIDO FGV
* 500 QUESTÕES DE PORTUGUÊS, INÉDITAS E COMENTADAS, ESTIDO FCC
https://www.instagram.com/concurseiroturbo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo