O Ministério Público, caso não intervenha no processo regula...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q642072 Direito Administrativo
O Ministério Público, caso não intervenha no processo regulado pela Lei de Improbidade Administrativa como parte, atuará, de acordo com a referida norma, necessariamente como fiscal da lei, sob pena de nulidade.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

É o que dispõe o art. 17, §4º, da Lei nº 8.429/92, senão vejamos: "O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade". Afirmativa correta.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. C.

 

LIA, art. 17, § 4º O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.

Complementando:

Art. 17 da Lei n. 8.429/1992. A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar.

Gabarito: Certo

Lei 8429/92

Art. 16. Havendo fundados indícios de responsabilidade, a comissão representará ao Ministério Público ou à procuradoria do órgão para que requeira ao juízo competente a decretação do seqüestro dos bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimônio público.

§ 4º O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.

Gab. Certo

 

 

O MP sempre pariticipa da Ação de Improbidade, seja propondo, nesse caso a PJL (pessoa jurídica lesada), pode participar com litisconsórcio (junto ao processo)

 

OU

 

Como fiscal da lei (custos legis),  nos casos em que for proposta pela PJL.

LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992.

Art. 17. A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar.

§ 4º O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.


Gabarito Certo!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo