Com relação a esse caso clínico, julgue o item subsecutivo.O...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q781444 Medicina


    Um homem de quarenta e três anos de idade, hígido, compareceu ao pronto-atendimento com queixas de palpitações taquicárdicas havia duas horas. Ele negou outros sintomas e relatou ingesta abusiva de álcool no dia anterior. Ao exame físico apresentou pressão arterial de 124 mmHg × 78 mmHg; frequência cardíaca de 148 bpm e frequência respiratória de 18 irpm. A ausculta cardíaca revelou ritmo cardíaco irregular em dois tempos com bulhas normofonéticas e sem sopros. O restante do exame físico foi normal. A radiografia do tórax e o ecocardiograma não mostraram anormalidades. O paciente foi submetido à realização de eletrocardiograma (com calibração padrão), cujo resultado está mostrado na figura precedente.

Com relação a esse caso clínico, julgue o item subsecutivo.


O mecanismo eletrofisiológico mais provável da arritmia desse paciente é o de reentrada, devido à presença de uma via acessória oculta.

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmação "O mecanismo eletrofisiológico mais provável da arritmia desse paciente é o de reentrada, devido à presença de uma via acessória oculta" está incorreta. A taquicardia que o paciente apresenta é provavelmente causada pela fibrilação atrial, que é um tipo de arritmia caracterizada por batimentos cardíacos rápidos e irregulares. Essa situação é tipicamente causada por uma disfunção nos sinais elétricos do coração, mas não necessariamente por uma via acessória oculta. Uma via acessória oculta é uma característica específica de algumas formas de taquicardia, como a síndrome de Wolff-Parkinson-White. No entanto, não existe evidência no caso descrito que sugira a presença de uma via acessória oculta. Assim, a afirmação é errada porque faz uma suposição infundada sobre a causa da arritmia do paciente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo