Na convolação da recuperação em falência, os atos de adminis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q642155 Direito Empresarial (Comercial)
Na convolação da recuperação em falência, os atos de administração, endividamento, oneração ou alienação praticados durante a recuperação judicial presumem-se válidos, desde que realizados na forma da Lei de Falência.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO

Gabarito contido no art. 74 da lei 11.101/2005, in verbis:

  "Art. 74. Na convolação da recuperação em falência, os atos de administração, endividamento, oneração ou alienação praticados durante a recuperação judicial presumem-se válidos, desde que realizados na forma desta Lei."

correto- artigo 74 e artigo 61, 1º - Decretada a falÊncia os credores terão reconstituídos seus direitos e garantias nas condições originalmente contratadas, deduzidos os valore eventualmente pagos e RESSALVADOS OS ATOS VALIDAMENTE PRATICADOS NO âMBITO DA RECUPERAÇÃO JUDICIAL. 

Novidade    

Art. 73. O juiz decretará a falência durante o processo de recuperação judicial:

VI - quando identificado o esvaziamento patrimonial da devedora que implique liquidação substancial da empresa, em prejuízo de credores não sujeitos à recuperação judicial, inclusive as Fazendas Públicas.

§ 2º A hipótese prevista no inciso VI do caput deste artigo não implicará a invalidade ou a ineficácia dos atos, e o juiz determinará o bloqueio do produto de eventuais alienações e a devolução ao devedor dos valores já distribuídos, os quais ficarão à disposição do juízo.       

§ 3º Considera-se substancial a liquidação quando não forem reservados bens, direitos ou projeção de fluxo de caixa futuro suficientes à manutenção da atividade econômica para fins de cumprimento de suas obrigações, facultada a realização de perícia específica para essa finalidade.     

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo