Quando os tributos visam o financiamento de atividades de e...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
o gabarito só pode estar errado.
Assim, para qualificar um tributo como extrafiscal, seu objetivo principal não deve ser a arrecadação financeira, mas sim, o incentivo ou desestímulo de determinada conduta, através da tributação. Ela passa a ser um mecanismo para dirigir o meio social ou econômico.
https://www.emerj.tjrj.jus.br/revistas/curso-de-especializacao-em-direito-tributario/edicoes/1_2014/pdf/ThaisBarretoReis.pdf
Define-se, destarte, a parafiscalidade como a instituição do tributo em favor de entes diversos do estado, arrecadados por eles próprios. Tais tributos são denominados parafiscais. É a tributação a que Trotabás, chama de extraorçamentária.
https://www12.senado.leg.br/orcamento/documentos/estudos/tipos-de-estudos/orcamento-em-discussao/oed-51.pdf
Um ótimo exemplo da parafiscalidade é o sistema S, o qual recebe recursos provenientes de contribuições especiais sociais.
As contribuições parafiscais são uma categoria de tributos cuja arrecadação é destinada ao custeio de atividades paraestatais, ou seja, que agem paralelamente ao Estado. Em outras palavras, são tributos direcionados a atividades exercidas por entidades privadas, mas voltadas a programas sociais e de interesse público
"como objetivo principal a regulação da economia, ou seja, o emprego de qual função do tributo? " Se o objetivo principal é regulação econômica não seria extrafiscalidade?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo