No que se refere à espécie tributária “taxas”, analise os i...
I – O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa.
II – É proibida a cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas.
III – É permitida a cobrança de taxa exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
No que diz respeito à questão sobre a espécie tributária "taxas", é fundamental compreender os conceitos básicos e a legislação pertinente. As taxas, como espécie tributária, são cobradas em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição.
Abaixo, vamos analisar cada um dos itens propostos na questão:
I – O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa.
De acordo com a legislação tributária, especificamente a Constituição Federal, artigo 145, inciso II, as taxas só podem ser cobradas em razão de serviços públicos específicos e divisíveis. O serviço de iluminação pública é considerado um serviço público indivisível, uma vez que não é possível mensurar o uso por contribuinte individualmente. Por isso, a iluminação pública não pode ser remunerada através de taxas, mas sim por contribuição de iluminação pública (CIP), conforme decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
II – É proibida a cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas.
A cobrança de taxas em universidades públicas é vedada, pois a Constituição Federal garante o princípio da gratuidade do ensino público oficial em estabelecimentos oficiais (artigo 206, inciso IV da CF). A educação é um direito fundamental, e a cobrança de taxas de matrícula em universidades públicas infringe esse princípio de gratuidade.
III – É permitida a cobrança de taxa exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis.
De acordo com a legislação, a cobrança de taxas pode ser justificada por serviços públicos específicos e divisíveis, como é o caso da coleta e destinação de lixo. Esses serviços são prestados direta e individualmente ao contribuinte, caracterizando-se como divisíveis e específicos.
Analisando as alternativas:
A - Apenas o item I é verdadeiro.
Esta alternativa está incorreta porque, além do item I, os itens II e III também são verdadeiros.
B - Apenas o item II é verdadeiro.
Esta alternativa está incorreta, pois os itens I e III também são verdadeiros.
C - Apenas o item III é verdadeiro.
Esta alternativa também está incorreta, já que os itens I e II são verdadeiros.
D - Apenas os itens I e III são verdadeiros.
Esta alternativa está incorreta, pois o item II também é verdadeiro.
E - Todos os itens são verdadeiros.
Alternativa correta. Todos os itens apresentados são verdadeiros, conforme a Constituição e a interpretação dada pela jurisprudência.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO : E - Todos os itens são verdadeiros.
I – O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa. CORRETA
SÚMULA VINCULANTE 41 - STF - O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa.
II – É proibida a cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas.CORRETA
SÚMULA VINCULANTE 12 - STF- A cobrança de taxa de matrícula nas universidades públicas viola o disposto no art. 206, IV, da Constituição Federal.
LEMBRANDO que a garantia constitucional da gratuidade de ensino não obsta a cobrança por universidades públicas de mensalidade em cursos de especialização.
III – É permitida a cobrança de taxa exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis. CORRETA
SÚMULA VINCULANTE 19 - STF-A taxa cobrada exclusivamente em razão dos serviços públicos de coleta, remoção e tratamento ou destinação de lixo ou resíduos provenientes de imóveis não viola o artigo 145, II, da Constituição Federal.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo