A capacidade para criar tributos por meio de lei e determina...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1984857 Direito Tributário
A capacidade para criar tributos por meio de lei e determinar a hipótese de incidência, sujeito ativo e passivo, base de cálculo e alíquota, é privativa dos entes federativos. Essa atribuição configura:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão proposta:

Tema Jurídico Abordado: A questão trata da competência tributária, que é a capacidade atribuída aos entes federativos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) de instituir tributos por meio de lei.

Legislação Aplicável: A Constituição Federal de 1988 é a base legal para a competência tributária. A competência para legislar sobre tributos está distribuída entre os entes federativos nos artigos 145 a 156 da Constituição.

Explicação do Tema Central: A competência tributária é a aptidão legal conferida aos entes políticos para instituir tributos. É um poder que vem acompanhado da responsabilidade de definir elementos essenciais do tributo, como a hipótese de incidência, o sujeito ativo e passivo, a base de cálculo e a alíquota.

Exemplo Prático: Um exemplo de exercício da competência tributária é quando o município cria o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Neste caso, ele define através de lei local quem deve pagar o imposto (sujeito passivo), sobre o que incide (hipótese de incidência), qual será a base de cálculo e a alíquota aplicável.

Alternativa Correta: B - Competência tributária

Justificativa: A alternativa B está correta porque descreve precisamente a capacidade legal dos entes federativos de criar tributos e definir seus elementos essenciais. Esse poder é denominado competência tributária, conforme estipulado pela Constituição Federal.

Explicação das Alternativas Incorretas:

  • A - Obrigação tributária: Este conceito refere-se à relação jurídica estabelecida entre o sujeito ativo (ente público) e o sujeito passivo (contribuinte), onde há um dever de pagar tributo. Não se confunde com a competência para criar tributos.
  • C - Fato gerador do tributo: O fato gerador é um dos elementos do tributo, representando a situação definida em lei que gera a obrigação de pagar o tributo. Não diz respeito à competência de criar tributos.
  • D - Natureza jurídica do tributo: Este termo refere-se à essência do tributo, que pode ser imposto, taxa ou contribuição de melhoria. Não trata da capacidade de instituir tributos, mas sim da classificação dos mesmos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

 Art. 6º A atribuição constitucional de competência tributária compreende a competência legislativa plena, ressalvadas as limitações contidas na Constituição Federal, nas Constituições dos Estados e nas Leis Orgânicas do Distrito Federal e dos Municípios, e observado o disposto nesta Lei.

ALTERNATIVA B

GABARITO: B.

_______________

Competência tributária é a aptidão para criar tributos em abstrato, por meio de lei, com todos os elementos essenciais (hipótese de incidência, sujeito ativo, sujeito passivo, base de cálculo, alíquota). Abrange também a aptidão para aumentar, parcelar, diminuir, isentar, modificar, perdoar tributos e etc.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo