O Tribunal de Contas é órgão que auxilia o Poder Legislativo...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q59859 Direito Administrativo
Com relação aos atos administrativos e ao controle da
administração pública, julgue os itens a seguir.

O Tribunal de Contas é órgão que auxilia o Poder Legislativo no exercício do controle financeiro externo da administração pública. Por ter função de caráter administrativo, suas decisões poderão ser submetidas ao controle judicial.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTO!

CF Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União.

O Tribunal de Contas da União tem a responsabilidade de apoiar o Congresso Nacional na fiscalização das ações do Executivo, especialmente seus contratos e seu gasto. Tem a possibilidade inclusive de criar assessorias técnicas em áreas específicas. A Constituição conferiu ao Tribunal de Contas da União o papel de auxiliar o Congresso Nacional no controle do Executivo. É função do TCU apreciar e fiscalizar as contas do Presidente da República e dos órgãos e empresas ligadas à Administração Pública federal, dentre outras atribuições. Mas o controle sobre a ação dos órgãos públicos não implica apenas em avaliar a aplicação de recursos, ainda que esta seja uma questão fundamental.

Cabe ao Poder Judiciário (que não pode agir por impulso próprio, devendo sempre ser provocado) a capacidade de invalidar qualquer decisão do Tribunal de Contas. Como órgão vinculado do Congresso Nacional, o TCU deve se submeter ao controle social exercido pela sociedade em geral por meio de seus representantes eleitos, organizações da sociedade ou qualquer cidadão.

CF Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União.

certo, pois  discorre a questao sobre a natureza dos Tribunais de Contas e do princípio Constitucional da inafastabilidade da jurisdição. O Tribunal de contas, apesar do nome, NÃO TEM CARACTERISTICAS JURISDICIONAIS. É um órgão administrativo de controle das contas públicas, nomeação de servidores e etc..

É erro muito comum considerar os Tribunais de Contas como órgãos dotados de jurisdição, visto que a própria Constituicão, de forma equivocada, traz a palavra "jurisdição" ao tratar das Cortes de Contas.

Mas é preciso atentar para o fato de que tais Tribunais não tem qualquer poder jurisdicional. São órgãos autônomos, não tem vínculo de subordinação nem para com o legislativo (apesar de auxiliá-lo no controle externo) e muito menos com o judiciário. Portanto suas decisões são meramente administrativas e como todo e qualquer ato administrativo poderão ser submetidas ao controle jurisdicional de sua legalidade.

 

Acertei a questão, porém é passível de recurso.

O Tribunal de Contas é órgão que auxilia o Poder Legislativo no exercício do controle financeiro externo da administração pública.

Correto.

Por ter função de caráter administrativo, suas decisões poderão ser submetidas ao controle judicial.

Errado.

Não é por ter função de caráter administrativo e sim por prevalecer o sistema inglês (juridisdição una).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo