No âmbito do controle da Administração Pública, os Tribunai...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2220489 Direito Administrativo
No âmbito do controle da Administração Pública, os Tribunais de Contas podem proceder à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial quanto à 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Trata-se de questão que abordou temática pertinente ao controle externo exercido pelos tribunais de contas. Sobre tal assunto, para a resolução da presente questão, deve-se acionar o disposto no art. 70 da CRFB, que abaixo transcrevo:

"Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder."

Portanto, referido controle é exercido sobre os aspectos de legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas.

Logo, percebe-se que, dentre as opções propostas pela Banca, apenas a legitimidade foi ali colocada, de modo que a resposta correta encontra-se na letra E.

Todas as demais, por indicarem outros supostos aspectos, sem embasamento constitucional, estão equivocadas.


Gabarito do professor: E

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab. E

O Tribunal é responsável pela fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do país quanto à legalidade, legitimidade e economicidade.

Art. 70 da CF. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder...

No âmbito do controle da Administração Pública, os Tribunais de Contas podem proceder à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial quanto à. Essa fiscalização tem como objetivo verificar a legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência e eficácia dos atos administrativos, bem como avaliar o cumprimento das metas estabelecidas nos planos de governo.

A fiscalização Contábil, Financeira, Orçamentária, Operacional e Patrimonial [COFOOP] da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à LEgalidade, LEgitimidade, eCOnomicidade [LELECO], aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional.

Fonte: gran cursos

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo