Toda equipe é um grupo, porém nem todo grupo é uma equipe. ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (32)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra B
A visão de grupo é de natureza essencialmente relacional, de interação e alianças afetivas. A equipe buscaria um objetivo comum, claro e explicitamente formulado, para o qual cada um se esforça e usa suas habilidades. O time, por sua vez ,reuniria os aspectos emocionais do grupo com a responsabilidade pelo resultado da equipe.
WEBER, Lílian; GRISCI, Carmem I. Equipe, grupo ou... o quê?: possibilidades relativas ao coletivo no trabalho imaterial. EnANPAD, 2010. Disponível em: .
Segue uma relacionada:
QUESTÃO CERTA: Em grupos de trabalho, delegam-se as tarefas entre os colaboradores, ao passo que, em equipes de trabalho, compartilham-se as atividades entre seus membros.
Resposta: Letra B.
Fonte: Qconcursos.
1.1 Grupos de trabalho
Um grupo pode ser definido como o conjunto de dois ou mais indivíduos interdependentes e interativos que se juntam visando à obtenção de determinado objetivo. Ou seja, grupos são conjuntos de pessoas que interagem umas com as outras, são psicologicamente conscientes umas das outras e se percebem como grupo.
Um grupo de trabalho é aquele que interage basicamente para compartilhar informações e tomar decisões, a fim de ajudar cada membro em certo desempenho em uma área de responsabilidade (ROBBINS, 2005).
Os grupos de trabalho não têm necessidade nem oportunidade de se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto. Assim, o desempenho deles é apenas a somatória das contribuições individuais dos membros. Não existe uma sinergia positiva que possa criar um nível geral de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais.
1.2 Equipes de trabalho
As equipes de trabalho geram uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais.
ATENÇÃO!
As equipes ajustam-se melhor a culturas coletivistas.
O desafio é manter o sucesso do indivíduo como parte de uma equipe. Esse desafio se torna maior quando:
a) a cultura vigente é altamente individualista;
b) as equipes estão sendo introduzidas em uma organização que sempre valorizou as realizações individuais.
As principais características de uma equipe são cooperação, sinergia e coesão.
A palavra sinergia é derivada do grego synergia – syn – cooperação, érgon – trabalho. Diz-se que o todo supera a soma das partes. O oposto de sinergia, dentro da organização, refere-se à entropia, que significa a desorganização do sistema.
Primeiro, vamos definir o que é um grupo. Um grupo é a simples reunião de duas ou mais pessoas que se juntam visando a realização de um objetivo. O indivíduo usa o grupo e as relações sociais do grupo como instrumentos para satisfazer suas necessidades. E que necessidades poderiam ser essas?
►Segurança - quando se agrupam, as pessoas podem diminuir a insegurança. Elas se sentem mais fortes, têm menos dúvidas e se tornam mais resistentes às ameaças.
►Status - a inclusão em um grupo considerado importante pelos outros proporciona reconhecimento e status para seus membros.
►Autoestima - a filiação faz com que seus membros se valorizem perante a sociedade.
►Associação - as pessoas normalmente gostam de se relacionar com outros integrantes do mesmo grupo.
►Poder - aquilo que não pode ser obtido individualmente quase sempre se torna possível por meio da ação grupal. Existe poder no agrupamento.
Mas os grupos não têm a necessidade de se engajar num trabalho coletivo que precise de um esforço conjunto. O que existe é um compartilhamento de informações para ajudar cada membro com sua própria responsabilidade. Num grupo não existe a atitude de colaboração mútua capaz de aumentar o nível de desempenho geral.
Já em uma equipe, as pessoas se unem em um esforço coordenado. Um ajuda o outro e a responsabilidade é de todos. Os esforços de cada pessoa resultam em um nível de desempenho maior do que o das entradas individuais.
Equipes são capazes de melhorar o desempenho dos indivíduos quando a tarefa requer habilidades, julgamentos e experiências múltiplas. Pela interação que existe nelas, tendem a aumentar a motivação de seus componentes.
Grupos x Equipes:
→ Responsabilidade pelo resultado: nos grupos a responsabilidade é individual, nas equipes, ganhar ou perder é a responsabilidade de todos;
→ Esforço: nos grupos, cada pessoa trabalha para alcançar um determinado resultado; nas equipes todos os trabalhos se complementam para alcançar um fim único;
→ Integração e relacionamentos: nos grupos os relacionamentos interpessoais são quase neutros, ou até inexistentes. Nas equipes é necessário que existam atitudes positivas quanto aos relacionamentos;
→ Habilidades dos indivíduos: nos grupos, cada indivíduo tem suas habilidades – e como eles não dependem do outro, essas habilidades não se somam. Já numa equipe, as habilidades de cada um são constantemente testadas e melhoradas através do relacionamento entre os membros, e todos cão ficando melhores.
O que mais diferencia uma equipe de um grupo é o sonho dos indivíduos. Se cada um tiver um sonho diferente, e for cada um por si, então teremos um grupo. Se existir um sonho em comum, e todos trabalharem evoluindo em conjunto e se esforçando para alcançar esse sonho, então teremos uma equipe.
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-diferenca-entre-um-grupo-e-uma-equipe/100632/
Letra B
O propósito do Grupo de Trabalho é o mesmo da organização, enquanto a Equipe tem um propósito específico.
Achei a questão bem mal formulada e sacana, com o objetivo de levar o candidato a errar, mas é cópia e cola adaptada de Chiavenato.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo