André, em situação de risco de morte, concordou em pagar hon...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q64845 Direito Civil
André, em situação de risco de morte, concordou em pagar honorários excessivos a médico-cirurgião que se encontrava de
plantão, sob a promessa de que o procedimento cirúrgico imediato lhe salvaria a vida.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Para anulação do referido negócio, faz-se necessária a comprovação da inexperiência de André.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão é a anulação de negócio jurídico por motivo de coação. No contexto apresentado, André, em risco de morte, concordou em pagar honorários excessivos a um médico, o que caracteriza uma situação de vulnerabilidade.

Para entender a questão, é importante conhecer o conceito de coação no Direito Civil. A coação acontece quando uma pessoa se sente forçada a realizar um negócio jurídico devido a uma ameaça iminente. A questão não se refere à inexperiência, mas sim à coação moral, que é prevista no art. 151 do Código Civil, que diz que a coação deve ser de tal forma que incuta na vítima um temor de dano iminente e considerável à sua pessoa, à sua família, ou aos seus bens.

Portanto, a alegação de que para anular o negócio é necessária a comprovação da inexperiência de André está incorreta. A inexperiência é um elemento que se relaciona mais com a lesão, prevista no art. 157 do Código Civil, e não com a coação.

Para ilustrar, imagine que uma pessoa está prestes a se afogar e um salva-vidas exige um valor exorbitante para salvá-la. A pessoa, em pânico, concorda. Esta situação caracteriza coação, pois a pessoa aceitou devido ao temor de um dano iminente à sua vida.

Justificativa da Resposta: A alternativa correta é a letra E - Errado, pois a anulação do negócio jurídico não requer a comprovação da inexperiência de André, mas sim a prova de que houve coação devido à situação de risco de morte.

Dicas para Evitar Confusões: Fique atento às palavras-chave no enunciado e relacione-as com os conceitos jurídicos corretos. Neste caso, a palavra "inexperiência" pode induzir ao erro, se não associada corretamente ao conceito de lesão e não de coação.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado. Comprovação da inexperiência é requisito para configuração do vício de lesão:

Art. 157. Ocorre a lesão quando uma pessoa, sob premente necessidade, ou por inexperiência, se obriga a prestação manifestamente desproporcional ao valor da prestação oposta.

ERRADO

No estado de perigo não exige a verificação da inexperiência, somente é necessário que a parte lesada esteja premida de necessidade. Entretanto, a inexperiência é uma alternativa a premente necessidade, no caso de lesão. Inteligência dos artigos 156 e 157.

para complementar o assunto, algumas diferenças entre e  LESÃO e o ESTADO DE PERIGO


a) no ESTADO DE PERIGO a pessoa encontra-se em perigo e realiza o negócio jurídico para salvar-se (a si ou a terceiros), já na LESÃO a pessoa não está em perigo, mas, sim, em URGENTE NECESSIDADE ou é INEXPERIÊNCIA; ESTADO DE PERIGO

b) a LESÃO somente se dá nos contratos comutativos, em que a contraprestação é um dar e não um fazer, na lesão há usura real , já o vicia a oferta, pois não há liberdade volitiva do declarante em conseqüência da situação de extremo risco existente no momento em que o negócio jurídico é formulado.

c) no ESTADO DE PERIGO a vítima precisa escolher entre dois males, sofrer as conseqüências do perigo que o ameaça (a ele, a terceiros ou à sua família), ou pagar ao seu salvador uma quantia exorbitante; na LESÃO o declarante participa de negócio desvantajoso, em virtude de urgente necessidade econômica (que não quer dizer que precisa ser de miserabilidade), ou de inexperiência (que não é requisito do estado de perigo).

e) na LESÃO não é necessário que o outro contratante saiba que a pessoa é inexperiente ou esteja sobre premente necessidade para se configurar, ao contrário do que acontece com o ESTADO DE PERIGO, que exige que a outra parte queira se aproveitar da situação de desespero do outro contratante.

f) na LESÃO há a possibilidade da suplementação (complementação) da contraprestação; no ESTADO DE PERIGO a pessoa se obriga a uma prestação de dar ou de fazer em troca de uma contraprestação sempre de fazer (a outra sempre prestará um serviço)

g) a LESÃO exige desequilíbrio entre as contraprestações, o que não ocorre com o ESTADO DE PERIGO que pode ocorrer em negócios jurídicos unilaterais, como, por exemplo, uma promessa de recompensa.

ATENÇÃO: Para resolver essa questão, deve-se ler o enunciado da Q64844.

Questão incorreta.

A questão está errada, não por ser necessária a comprovação da inexperiência, uma vez que a inexperiência refere-se à hipótese de lesão.

Mas o caso em tela trata de situação de perigo, tendo em vista que o sujeito, para salvar-se, pagou o que lhe fora solicitado pelo médico.

É o teor do art. 156 do CC, in verbis: "Configura-se o estado de perigo quando alguém, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua família, de grave dano conhecido pela outra parte, assume obrigação excessivamente onerosa.".

Bons estudos a todos!



 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo