A partir dessas informações, é correto afirmar que, no caso ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q593418 Direito Eleitoral
Para que os governos se sucedam pacificamente, deve ser racionalmente estruturada uma técnica que assegure a normal apuração da vontade popular, com rigorosa probidade. Três sistemas se apresentam para realizar essa operação: o da verificação de poderes, a cargo dos órgãos legislativos; o sistema eclético de um tribunal misto, com composição dúplice — política e jurisdicional; e o do controle por um tribunal eleitoral, tipicamente judiciário.
Fávila Ribeiro. Direito eleitoral. Rio de Janeiro: Forense, 1997.
A partir dessas informações, é correto afirmar que, no caso brasileiro,
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

1) Enunciado da questão

A questão exige conhecimento sobre a organização e a competência da Justiça Eleitoral.

2) Base constitucional (CF de 1988)

Art. 17. É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos:

III) prestação de contas à Justiça Eleitoral;

Art. 92. São órgãos do Poder Judiciário:

V) os Tribunais e Juízes Eleitorais;

Art. 107. [...].

§ 3º. Os Tribunais Regionais Federais poderão funcionar descentralizadamente, constituindo Câmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo (incluído pela EC n.º 45/04).

Art. 115. [...].

§ 2º. Os Tribunais Regionais do Trabalho poderão funcionar descentralizadamente, constituindo Câmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo (incluído pela EC n.º 45/04).

Art. 125. [...].

§ 6º. O Tribunal de Justiça poderá funcionar descentralizadamente, constituindo Câmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo (incluído pela EC n.º nº 45/04)

3) Base legal

3.1) Lei n.º 6.091/74 (dispõe sobre o fornecimento gratuito de transporte, em dia de eleições, a eleitores residentes nas zonas rurais, e dá outras providências)

Art. 1.º. Os veículos e embarcações, devidamente abastecidos e tripulados, pertencentes à União, Estados, Territórios e Municípios e suas respectivas autarquias e sociedades de economia mista, excluídos os de uso militar, ficarão à disposição da Justiça Eleitoral para o transporte gratuito de eleitores em zonas rurais, em dias de eleição.

Art. 8º. Somente a Justiça Eleitoral poderá, quando imprescindível, em face da absoluta carência de recursos de eleitores da zona rural, fornecer-lhes refeições, correndo, nesta hipótese, as despesas por conta do Fundo Partidário.

3.2) Lei das Inelegibilidades (LC n.º 64/90)

Art. 3°. Caberá a qualquer candidato, a partido político, coligação ou ao Ministério Público, no prazo de 5 (cinco) dias, contados da publicação do pedido de registro do candidato, impugná-lo em petição fundamentada.

3.3) Código Eleitoral (Lei n.º 4.737/65)

Art. 22. Compete ao Tribunal Superior:

I) processar e julgar originariamente:

a) o registro e a cassação de registro de partidos políticos, dos seus diretórios nacionais e de candidatos à Presidência e vice-presidência da República;

4) Base doutrinária (ALMEIDA, Roberto Moreira de. Curso de direito eleitoral. 14ª ed. Salvador: JusPodivm, 2020, p. 277).

“Os órgãos da Justiça Eleitoral não possuem juízes próprios ou de carreira. São integrados por magistrados oriundos de outros órgãos jurisdicionais, bem como advogados e cidadãos (estes últimos são convocados para composição das Juntas Eleitorais)".

5) Exame da questão e identificação da resposta

a) Errado. Não é facultada, por ausência de previsão legal ou constitucional, aos tribunais eleitorais a subdivisão em câmaras ou turmas, para deliberação de caráter administrativo, normativo ou jurisdicional. A Constituição Federal de 1988, a propósito, prevê a possibilidade do funcionamento descentralizado, constituindo Câmaras regionais, nos casos da Justiça Federal (CF, art. 107, § 3.º), Justiça do Trabalho (CF, art. 115, § 2.º) e Justiça Estadual (CF, art. 125, § 6.º).

b) Errado. Não é atribuição da Justiça Eleitoral impugnar o registro de candidatos, mas, nos termos do art. 3.º, caput, da LC n.º 64/90, a ação de impugnação de registro de candidatura (AIRC) incumbe a qualquer candidato, a partido político, a coligação ou ao Ministério Público Eleitoral.

c) Certo. São competências da Justiça Eleitoral, entre outras: o registro e a cassação de registro dos partidos [competência do TSE (Código Eleitoral, art. 22, inc. I, alínea “a")], bem como a fiscalização de suas atividades financeiras [os partidos políticos prestam contas à Justiça Eleitoral (CF, art. 17, inc. III)]; a organização do processo eleitoral [eleições municipais (Juiz Eleitoral), eleições estaduais (Tribunal Regional Eleitoral) e eleições presidenciais (Tribunal Superior Eleitoral)]; e o fornecimento de transporte e alimentação para eleitores das áreas rurais (arts. 1.º e 8.º da Lei n.º 6.091/74).

d) Errado. A Justiça Eleitoral dispõe de um quadro misto de magistrados. Conforme doutrina acima transcrita, uma parte é oriunda de outros órgãos do Poder Judiciário (STF, STJ, Justiça Federal e Justiça Estadual e do Distrito Federal) (a Justiça Eleitoral não tem quadro próprio permanente de magistrados), outra parte é oriunda da Advocacia (há dois advogados na composição do TSE e dos TREs) e há cidadãos na composição das Juntas Eleitorais.

e) Errado. A Justiça Eleitoral é órgão integrante do Poder Judiciário (CF, art. 92, inc. V). Toda sua composição tem natureza jurisdicional. Daí ser equivocado dizer que a Justiça Eleitoral tem composição dúplice, política e jurisdicional.

Resposta: C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

LEI No 6.091, DE 15 DE AGOSTO DE 1974.
Art. 8º Somente a Justiça Eleitoral poderá, quando imprescindível, em face da absoluta carência de recursos de eleitores da zona rural, fornecer-lhes refeições, correndo, nesta hipótese, as despesas por conta do Fundo Partidário.

   LETRA B: LC 64/90 Art. 3° Caberá a qualquer candidato, a partido político, coligação ou ao Ministério Público, no prazo de 5 (cinco) dias, contados da publicação do pedido de registro do candidato, impugná-lo em petição fundamentada.


LETRA C.

Em relação à letra B, não cabe à Justiça Eleitoral impugnar registro de candidatos.

Conforme art. 3º da Lei 64/90, "caberá a qualquer candidato, a partido político, coligação ou ao Ministério Público no prazo de 5 (cinco) dias, contados da publicação do pedido de registro do candidato, impugná-lo em petição fundamentada".

 

a) ERRADA. Não há no ordenamento jurídico tal possibilidade. Essa possibilidade se estende apenas aos: Tribunais Regionais Federais (art. 107, §3º CF/88), Tribunais Regionais do Trabalho (art. 115, §2º CF/88) e Tribunais de Justiça (art. 125, §6º CF/88).

 

b) ERRADA. Art. 3° LC 64/90: Caberá a qualquer candidato, a partido político, coligação ou ao Ministério Público, no prazo de 5 (cinco) dias, contados da publicação do pedido de registro do candidato, impugná-lo em petição fundamentada.

 

c) CERTA.  Art. 22 Código Eleitoral: Compete ao Tribunal Superior:

I - Processar e julgar originariamente:

a) o registro e a cassação de registro de partidos políticos, dos seus diretórios nacionais e de candidatos à Presidência e vice-presidência da República;

Art. 123 Código Eleitoral:Os mesários substituirão o presidente,de modo que haja sempre quem responda pessoalmente pela ordem e regularidade do processo eleitoral, e assinarão a ata da eleição.

Art. 1º Lei 6.091/74: Os veículos e embarcações, devidamente abastecidos e tripulados, pertencentes à União, Estados, Territórios e Municípios e suas respectivas autarquias e sociedades de economia mista, excluídos os de uso militar, ficarão à disposição da Justiça Eleitoral para o transporte gratuito de eleitores em zonas rurais, em dias de eleição.

Art. 8º Lei 6.091/74: Somente a Justiça Eleitoral poderá, quando imprescindível, em face da absoluta carência de recursos de eleitores da zona rural, fornecer-lhes refeições, correndo, nesta hipótese, as despesas por conta do Fundo Partidário.

 

d) ERRADA. “Ao contrário dos demais órgãos que compõem o Poder Judiciário, a Justiça Eleitoral não apresenta corpo próprio e independente de juízes. Nela atuam magistrados oriundos de diversos tribunais, a saber: Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, Justiça Comum Estadual, Justiça Comum Federal e da Ordem dos Advogados do Brasil.”

(José Jairo Gomes, Direito Eleitoral, 2015. p. 67)

 

e) ERRADA. “Nesse sentido, pode-se dizer que a Justiça Eleitoral desempenha várias funções, notadamente as seguintes: administrativa, jurisdicional, normativa e consultiva”.

(José Jairo Gomes, Direito Eleitoral, 2015. p. 69)

 

LETRA A - É possível a criação de TURMAS PARA AS JUNTAS ELEITORAIS

Art. 38    § 2º a hipótese do desdobramento da Junta em Turmas, o respectivo presidente nomeará um escrutinador para servir como secretário em cada turma.

 

LETRA B -  NÃO CABE AO CIDADÃO, NEM A JUSTIÇA ELEITORAL IMPUGNAR MANDATO.

 

LETRA E - A Justiça Eleitoral é órgão jurisdicional e não político, que possui diversas outras funções, tais como a administrativa,
consultiva e normativa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo