Acerca de fatos e ocorrências que compõem a dinâmica do Dis...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1883775 História e Geografia de Estados e Municípios
      A “marcha para o oeste” da análise de Cassiano Ricardo ganhou realidade com o plano de metas, conforme o qual a “fundação de Brasília é um ato político cujo alcance não pode ser ignorado por ninguém. É a marcha para o interior de sua plenitude. É a completa consumação da posse da terra”. Desse modo, o imaginário idealizador da cidade na configuração de uma alternativa de vida urbana democrática e participativa encontrou seu limite nas condições da sociedade capitalista, injusta e desigual.


José Geraldo de Souza Júnior. Brasília 50 anos: da capital a
metrópole. Internet: <estadodedireito.com.br> (com adaptações).
Acerca de fatos e ocorrências que compõem a dinâmica do Distrito Federal e de seu entorno, julgue o item a seguir.

A dinâmica migratória do Distrito Federal nas últimas três décadas fez que a realidade étnica das regiões administrativas que compõem os aglomerados subnormais passasse a ser mais equânime entre moradores negros e não negros.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"O perfil da população do Distrito Federal: 57,4% de população negra. A população geral de brancos e negros tem uma escolaridade de nível superior de quase 35%, uma das mais altas escolaridade do Brasil, sendo que 33% dos negros têm renda alta; 51,4%, renda média alta; e 66%, média-baixa; e baixa, 69,5%. A população em geral com plano de saúde é de 35,9%. A frequência em escola pública é de 67,6%, conforme tabela a seguir."

Fonte: Professor Israel Batista

ERRADO

A dinâmica migratória do Distrito Federal nas últimas três décadas fez que a realidade étnica das regiões administrativas que compõem os aglomerados subnormais passasse a ser mais equânime entre moradores negros e não negros.

equânime :  equilibrado, comedido, moderado, ponderado, prudente, sensato

O que questão disse foi que se passou a ter um quantitativo equilibrado de moradores negros e não negros nas favelas (aglomerados subnormais); porém, não há esse equilíbrio étnico nas favelas.

Gab. E

Aglomerados subnormais: periferias, favelas

ERRADO.

Dos cerca de 3 milhões de moradores do Distrito Federal, 57,45% são negros (pretos e pardos), o que corresponde a cerca de 1,72 milhão de pessoas. Essa população é bem mais preponderante nas camadas de renda mais baixa. Entre as 852,2 mil pessoas que vivem em domicílios com renda média familiar de R$ 2.664, mais de 68% são negros que moram em periferias.

Pesquisa Distrital de Amostra por Domicílios (Pdad) de 2021 (IBGE)

As regiões administrativas estão assim distribuídas, conforme a faixa de renda:

Renda Alta: Águas Claras, Jardim Botânico, Lago Norte, Lago Sul, Park Way, Plano Piloto e Sudoeste/Octogonal;

Renda Média-alta: Arniqueira, Candangolândia, Cruzeiro, Guará, Núcleo Bandeirante, SIA, Sobradinho, Taguatinga e Vicente Pires;

Renda Média-baixa: Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria e Sobradinho II;

Renda Baixa: Brazlândia, Fercal, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, São Sebastião, SCIA-Estrutural, Sol Nascente/Pôr do Sol e Varjão.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo