Julgue o item que se segue, relativos aos aspectos linguísti...
Julgue o item que se segue, relativos aos aspectos linguísticos do texto anterior.
No segundo período do segundo parágrafo, dada a regência
do termo “necessária”, a substituição de “para o
estabelecimento” por ao estabelecimento preservaria a
correção gramatical do período.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (34)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Ao termo que necessita de um complemento, damos o nome de termo regente. O complemento se chama termo regido.
A regência pode ser verbal, relacionada aos verbos, ou nominal, relacionada a substantivos e adjetivos.
Exemplos:
>> Tenho certeza da sua escolha.
“Certeza" é um substantivo, é o termo regente, e “sua escolha" é o termo regido, ou seja, o complemento. Trata-se, portanto, de um caso de regência nominal. Neste caso ambos são ligados por meio da preposição “de".
>> O carro pertence ao meu pai.
Aqui, “pertence" é um verbo, e é o termo regente, e “meu pai" é o termo regido, ou seja, o complemento. Trata-se, portanto, de um caso de regência verbal. Neste caso ambos são ligados por meio da preposição “a".
Para continuar o comentário, analisemos o enunciado da questão:
Julgue o item que se segue, relativos aos aspectos linguísticos do texto anterior.
No segundo período do segundo parágrafo, dada a regência do termo “necessária", a substituição de “para o estabelecimento" por ao estabelecimento preservaria a correção gramatical do período.
Temos, então, de apontar se a afirmação acima está correta e ela está. Vejamos o trecho do texto ao qual o enunciado faz alusão:
“Nómos indica a ordenação espacial original necessária para o estabelecimento (...)".
De acordo com as regras da regência nominal, a palavra “necessárias" (um adjetivo) é regida por preposição, preposição essa que, no texto associado é “para".
Entretanto, a substituição do complemento “para o estabelecimento" por “ao estabelecimento" é perfeitamente possível e não fere as regras de regência nominal, visto que o adjetivo “necessárias" continuaria sendo regido por preposição, no caso, pela preposição “a". A única diferença é que como o complemento (“o estabelecimento") é um substantivo masculino, é preciso que haja a contração da preposição “a" + artigo definido “o" – “ao", para que a concordância nominal também fique correta.
Gabarito do Professor: CERTO.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
NECESSÁRIO
''PARA'' OU
NECESSÁRIO ''A''
entao correto.
DEUS te abençoe e nos guarde
Aprovado em ACS 2021
GAB.: C
A questão trata de regência nominal e no caso é preciso saber as preposições que cada palavra necessita.
Nesse caso o adjetivo necessário admite o uso de duas preposições sem incorrer em erro gramatical:
Preposição a: '"Fundos necessários ao armamento nacional." (Fialho de Almeida, Os Gatos, 106.) '
Preposição para: '"Tendes abundantemente tudo o que é necessário para a vida."
(Vieira, Sermões, V, 221.) '
Não se pode confundir os casos em que o adjetivo aceita mais de uma preposição com verbos de dupla regência.
Verbos de dupla regência são aqueles que podem ser Verbos Transitivos Diretos e também Verbos Transitivos Indiretos, temos como exemplo clássico, o verbo aspirar:
Quando o verbo “aspirar” indicar a ideia de inalar, sorver, cheirar, ele sempre exigirá o complemento sem a preposição. Trata-se de um verbo transitivo direto.
Ex.: Aspirou o ar cálido.
Já no sentido de desejar, almejar, pretender, o verbo exige o complemento com a preposição. Trata-se de um verbo transitivo indireto.
Ex.: Eu aspirava a uma posição mais brilhante.
Trata-se de regência NOMINAL.
Necessária a
Logo estaria correto NECESSÁRIA AO ESTABELECIMENTO.
vixeee, cespe ta cobrando regência com mais frequência
''PARA'' OU
NECESSÁRIO ''A''
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo