Julgue o item que se segue, relativos aos aspectos linguísti...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1826620 Português
    Estabelecer fronteiras é o fenômeno originário da violência instauradora do direito em geral, segundo Walter Benjamin, autor do ensaio Para uma crítica da violência, de 1921. O ato jurídico-político originário é o estabelecimento de fronteiras que delimitam dentro e fora, incluídos e excluídos, amigos e inimigos da pátria. Em seus primórdios, “todo direito foi um direito de prerrogativa (ou privilégio) dos reis ou dos grandes; em suma: dos poderosos”. O privilégio primordial de apropriar a terra, nomeá-la e ordená-la indica o nexo território-Estado-nascimento que caracteriza o antigo e ainda atual nómos da terra, do qual o fechamento de fronteiras em tempos de pandemia é mero sintoma. Se a figura do refugiado nos é tão inquietante, é porque coloca em questão uma vida humana em terra de ninguém. 
    Em O nómos da terra, o controverso jurista alemão Carl Schmitt, com quem Benjamin trocou correspondências, descreve a origem do termo nómos, palavra grega para “lei”. Nómos indica a ordenação espacial original necessária para o estabelecimento de toda e qualquer ordem jurídica. Nómos indica que o direito está objetivamente enraizado na apropriação da terra. A constituição jurídica de um nómos, ou seja, a apropriação jurídica do espaço, tem por pressuposto a capacidade de nomear. No termo alemão Landnahme, apropriação ou tomada da terra, encontramos o termo nahme, antiga grafia de name, que significa “nome”. Nomear e constituir uma ordem jurídica são atos similares, na medida em que implicam apropriação. Exemplos históricos — incrivelmente ainda frequentes — são a imposição do nome do marido à mulher, que é “tomada em casamento”, ou o patronímico imposto à criança no momento do nascimento. 

Internet: <https://revistacult.uol.com.br> (com adaptações).

Julgue o item que se segue, relativos aos aspectos linguísticos do texto anterior. 


No segundo período do segundo parágrafo, dada a regência do termo “necessária”, a substituição de “para o estabelecimento” por ao estabelecimento preservaria a correção gramatical do período.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Nesta questão estão envolvidos tópicos associados à regência e à concordância nominal, é a área que estuda as relações de dependência que as palavras mantêm na frase. É o modo pelo qual um termo rege o outro, que o complementa.

 

Ao termo que necessita de um complemento, damos o nome de termo regente. O complemento se chama termo regido

 

A regência pode ser verbal, relacionada aos verbos, ou nominal, relacionada a substantivos e adjetivos.

 

Exemplos:

 

>> Tenho certeza da sua escolha. 

 

“Certeza"  é um substantivo, é o termo regente,  e “sua escolha"  é o termo regido, ou seja, o complemento. Trata-se, portanto, de um caso de regência nominal. Neste caso ambos são ligados por meio da preposição “de". 

 

 

>> O  carro pertence ao meu pai.

 

Aqui, “pertence" é um verbo, e é  o termo  regente,  e “meu  pai"  é o termo regido, ou seja, o complemento. Trata-se, portanto, de um caso de regência verbal. Neste caso ambos são ligados por meio da preposição “a".

 

Para continuar o comentário, analisemos o enunciado da questão:

 

Julgue o item que se segue, relativos aos aspectos linguísticos do texto anterior. 

No segundo período do segundo parágrafo, dada a regência do termo “necessária", a substituição de “para o estabelecimento" por ao estabelecimento preservaria a correção gramatical do período.

Temos, então, de apontar se a afirmação acima está correta e ela está. Vejamos o trecho do texto ao qual o enunciado faz alusão:

 

“Nómos indica a ordenação espacial original necessária para o estabelecimento (...)".

 

De acordo com as regras da regência nominal, a palavra “necessárias" (um adjetivo) é regida por preposição, preposição essa que, no texto associado é “para".

 

Entretanto, a substituição do complemento “para o estabelecimento" por “ao estabelecimento" é perfeitamente possível e não fere as regras de regência nominal, visto que o adjetivo “necessárias" continuaria sendo regido por preposição, no caso, pela preposição “a". A única diferença é que como o complemento (“o estabelecimento") é um substantivo masculino, é preciso que haja a contração da preposição “a" + artigo definido “o" – “ao", para que a concordância nominal também fique correta.

 

Gabarito do Professor: CERTO.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

NECESSÁRIO

''PARA'' OU

NECESSÁRIO ''A''

entao correto.

DEUS te abençoe e nos guarde

Aprovado em ACS 2021

GAB.: C

A questão trata de regência nominal e no caso é preciso saber as preposições que cada palavra necessita.

Nesse caso o adjetivo necessário admite o uso de duas preposições sem incorrer em erro gramatical:

Preposição a: '"Fundos necessários ao armamento nacional." (Fialho de Almeida, Os Gatos, 106.) '

Preposição para: '"Tendes abundantemente tudo o que é necessário para a vida."

(Vieira, Sermões, V, 221.) '

Não se pode confundir os casos em que o adjetivo aceita mais de uma preposição com verbos de dupla regência.

Verbos de dupla regência são aqueles que podem ser Verbos Transitivos Diretos e também Verbos Transitivos Indiretos, temos como exemplo clássico, o verbo aspirar:

Quando o verbo “aspirar” indicar a ideia de inalar, sorver, cheirar, ele sempre exigirá o complemento sem a preposição. Trata-se de um verbo transitivo direto.

Ex.: Aspirou o ar cálido.

Já no sentido de desejar, almejar, pretender, o verbo exige o complemento com a preposição. Trata-se de um verbo transitivo indireto.

Ex.: Eu aspirava a uma posição mais brilhante.

Trata-se de regência NOMINAL.

Necessária a

Logo estaria correto NECESSÁRIA AO ESTABELECIMENTO.

vixeee, cespe ta cobrando regência com mais frequência

''PARA'' OU

NECESSÁRIO ''A''

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo