A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.A...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1826676 Controle Externo
    A União, por intermédio do Ministério da Saúde, firmou convênio com um município catarinense para a construção de um hospital materno-infantil. Por meio desse convênio, a União repassou ao município sessenta milhões de reais, enquanto o município deveria, a título de contrapartida, investir seis milhões de reais na obra. Considerando a grande relevância do hospital para a comunidade local, o prefeito decidiu contratar diretamente a empresa responsável pela construção.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.


A interposição de qualquer ação pelo Ministério Público estadual com o objetivo de apurar possível irregularidade cometida pelos gestores locais não impede que o mesmo fato seja apreciado pelo tribunal de contas, dado o princípio da independência das instâncias civil, penal e administrativa.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver essa questão, precisamos entender o princípio da independência das instâncias na administração pública. Esse princípio estabelece que as esferas civil, penal e administrativa são independentes entre si, permitindo que um mesmo fato seja analisado por mais de uma dessas esferas simultaneamente.

No contexto da questão, o Ministério Público estadual pode investigar irregularidades no convênio para a construção do hospital, enquanto o Tribunal de Contas também pode avaliar o mesmo fato sob a ótica da gestão financeira e da boa aplicação dos recursos públicos.

Alternativa Correta: C - certo

A alternativa correta é "C - certo", pois, de acordo com o princípio mencionado, a interposição de uma ação pelo Ministério Público não impede que o Tribunal de Contas analise o mesmo fato. Cada instância tem seu papel específico e pode atuar independentemente.

Essa questão testa o conhecimento do candidato sobre a autonomia das esferas de controle na administração pública, essencial para garantir a fiscalização e a correta aplicação dos recursos provenientes de convênios como o citado.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

QUESTÃO CORRETA!

O PRINCÍPIO DA INDEPENDÊNCIA DAS INSTÂNCIAS PERMITE QUE UM MESMO FATO SEJA APURADO NAS TRÊS ESFERAS, A JUDICIAL, CÍVEL E ADMINISTRATIVA.

SÓ HAVERÁ VINCULAÇÃO DE UMA INSTÂNCIA QUANDO O FATO FOR JULGADO INEXISTENTE OU QUE A PESSOA INVESTIGA NÃO O COMETEU!

ESPERO TER AJUDADO!

Interposição de ação é um termo errado

Alternativa ponderada é alternativa correta

Abraços

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo