O uso de máscaras pelas ovelhas constitui elemento não verb...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: IDECAN Órgão: TJ-PI Prova: IDECAN - 2022 - TJ-PI - Psicólogo |
Q2044363 Português
26.png (346×387)

(httpsf/rosearaujocarlum.blogspotcomlseercMebeVO.e/he%20Negra)
O uso de máscaras pelas ovelhas constitui elemento não verbal que, aliado ao termo "pandemia", aponta para um dos elementos da textualidade. Assinale-o.  
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab.d

Situacionalidade: É voltada para o contexto no qual a situação comunicativa está inserida. Ela se relaciona à adequação ou não do contexto, pois ele pode influenciar no significado do texto. Um texto inserido em contextos distintos pode produzir significados completamente diversos.

https://www.google.com/search?q=situacionalidade&oq=situaciali&aqs=chrome.2.69i57j0i13i512l2j46i13i175i199i512j0i13i512l5.5756j1j8&client=tablet-android-samsung-nf-rev1&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8

letra D.

Situacionalidade: indica o contexto no qual o texto está inserido, analisando a pertinência ou não da produção textual para a situação comunicativa. Um texto só pode ser reconhecido como tal se ele estiver contextualizado adequadamente

A): refere-se à presença de marcas, semânticas ou formais, de textos produzidos anteriormente no novo texto. Como dito anteriormente, o texto não pode apresentar informações totalmente novas, por isso nos referimos a outros textos para acrescentarmos ou criticarmos seu sentido. Todo texto apresenta intertextualidade, mas nem sempre ela vem indicada explicitamente.

B) : é o fator que avalia o equilíbrio entre as novas informações e as informações já conhecidas. Nenhum texto produz um sentido totalmente novo, pois sempre considera conhecimentos já existentes. Entretanto, o texto que somente repete dados conhecidos não acrescenta nada de novo, apresenta-se mais como cópia. O autor, desse modo, deve balancear os conhecimentos que serão retomados e quais novos serão apresentados.

C) Intencionalidade: refere-se ao esforço linguístico do locutor (escritor/falante) em expressar a sua mensagem, por meio de um texto coerente e coeso. Todo texto é produzido com algum intuito comunicativo. Quando organizamos bem o sentido, a intenção do autor se faz mais evidente e contribui na compreensão do leitor/ouvinte.

D) Situacionalidade: indica o contexto no qual o texto está inserido, analisando a pertinência ou não da produção textual para a situação comunicativa. Um texto só pode ser reconhecido como tal se ele estiver contextualizado adequadamente.

E) Aceitabilidade: é o fator referente ao interlocutor (ouvinte/leitor), pois indica a expectativa do receptor em compreender a mensagem do texto. O sentido não se constrói somente pela intenção do autor, mas também pela abertura e conhecimento de mundo do leitor. Sendo assim, esse fator interfere na compreensão de um produto como texto.

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/redacao/textualidade.htm

Gabarito: D.

A –ERRADA, Intertextualidade é o diálogo entre textos, um texto fazendo referencia e conversando com outro.

B –ERRADA,  Informatividade refere-se aos dados que o texto apresenta, se são informações novas ou conhecidas."

C – ERRADA, Intencionalidade é o objetivo que o texto almeja alcançar, por exemplo, o texto publicitário tem a intenção de divulgar/vender.

D – CERTA, Situacionalidade refere-se ao contexto no qual o texto está inserido.

E – ERRADA, Aceitabilidade diz respeito a recepção do texto, a compreensão do interlocutor.

IDECÃO.....kkkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo