Recentemente na mídia foi socializado o caso de uma atriz f...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: IDECAN Órgão: TJ-PI Prova: IDECAN - 2022 - TJ-PI - Psicólogo |
Q2044387 Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Recentemente na mídia foi socializado o caso de uma atriz famosa que decidiu fazer a entrega responsável de uma criança gerada em seu ventre. Considerando o Direito à Proteção Integral, consagrado no art. 227 da Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990- Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); considerando que o art. 13, § 1°, do ECA, reza que gestantes ou genltoras que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão, necessariamente, encaminhadas à Justiça da Infância e Juventude, os programas que trabalham a entrega responsável e voluntária da criança dispõem sobre quais prerrogativas? 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão em comento é respondida pela literalidade do ECA.

Diz o ECA:

“ Art. 19-A. A gestante ou mãe que manifeste interesse em entregar seu filho para adoção, antes ou logo após o nascimento, será encaminhada à Justiça da Infância e da Juventude. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)


§ 1 o A gestante ou mãe será ouvida pela equipe interprofissional da Justiça da Infância e da Juventude, que apresentará relatório à autoridade judiciária, considerando inclusive os eventuais efeitos do estado gestacional e puerperal. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)


§ 2 o De posse do relatório, a autoridade judiciária poderá determinar o encaminhamento da gestante ou mãe, mediante sua expressa concordância, à rede pública de saúde e assistência social para atendimento especializado. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)"



Feitas tais considerações, cabe comentar as alternativas da questão.

LETRA A- INCORRETA. Não há previsão disto no ECA. A entrega deve ser para a Justiça da Infância e Juventude, nos termos do art. 19-A, do ECA.

LETRA B- INCORRETA. A manifestação de entrega pode ser antes antes do nascimento, mas a entrega em si é depois do nascimento.

LETRA C- INCORRETA. O sigilo no procedimento de entrega é garantido. Diz o ECA:

“ Art. 19- A

(…) § 9 o É garantido à mãe o direito ao sigilo sobre o nascimento, respeitado o disposto no art. 48 desta Lei. (Incluído pela Lei nº 13.509, de 2017)".

LETRA D- CORRETA. Reproduz o previsto no art. 19-A do ECA. A gestante deve ser encaminhada, sem constrangimento, obrigatoriamente, à Justiça da Infância e Juventude para formalizar a entrega da criança para fins de adoção, tendo direito a atendimento de equipe interprofissional.

LETRA E- INCORRETA. Nada disto está previsto no ECA.


GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

- As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, à Justiça da Infância e da Juventude. 

A questão em sí é uma sopa de artigos.

Vejamos os mais importantes para responder o quesito:

Art. 13. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais. 

§ 1 As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, à Justiça da Infância e da Juventude.

Art. 19-A. A gestante ou mãe que manifeste interesse em entregar seu filho para adoção, antes ou logo após o nascimento, será encaminhada à Justiça da Infância e da Juventude. 

§ 1 A gestante ou mãe será ouvida pela equipe interprofissional da Justiça da Infância e da Juventude, que apresentará relatório à autoridade judiciária, considerando inclusive os eventuais efeitos do estado gestacional e puerperal. 

§ 2 De posse do relatório, a autoridade judiciária poderá determinar o encaminhamento da gestante ou mãe, mediante sua expressa concordância, à rede pública de saúde e assistência social para atendimento especializado.

Portanto, o gabarito é a letra D.

(Ademais, aos colegas que irão seguir uma carreira pública na área da assistência social ou de apoio, peço que mantenham a maior discrição quanto a casos que envolvam crianças e adolescentes. O infeliz comentário do colega citando o nome da atriz só perpetua o sofrimento que jovem sentiu e sente cada vez que essa história é contada. Tenhamos mais empatia).

"Olhe para os noticiários com o olhar de concurseiro"

FERNANDES, Aragonê

O examinador é o Léo Dias.

nao entendi pq a B esta errada

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo