Ao chegar a seu destino, Fabio, passageiro do táxi conduzido...
Em relação à responsabilização penal, é correto afirmar que Fabio responderá pelo crime de
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (24)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não incide o crime constante do CTB, porquanto trata-se de elementar do tipo pena constante do art. 303 do CTB o fato de o agente praticar lesão corporal culposa NA DIREÇÃO de veículo automotor.
No caso, fora Fabio, passageiro que estava saindo do veículo automotor que o transportava, o responsável pelas lesões causadas.
Art. 303. Praticar lesão corporal culposa na direção de veículo automotor:
Penas - detenção, de seis meses a dois anos e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
Apesar de João ter ficado incapacitado para as ocupações habituais por 60 dias, não é possível o enquadramento da situação como lesão corporal grave, prevista no Art. 129 §1º, I do Código Penal, na medida em que o crime fora cometido a título de culpa.
A hipótese configura, portanto, o crime do art. 129, §6º, do CP, lesão corporal culposa, tipo penal sobre o qual NÃO INCIDE as variações de lesões corporais - leve, grave e gravíssima.
- O CTB é para o condutor e não para o passageiro.
- Não existe gradação da lesão culposa porque o resultado não é querido pelo agente.
opção passível de anulação tanto B quanto a C podendem estar corretas. Pois como gostam de cobrar o letra seca de lei ambos apresentam estar erradas e certas. trocou 30 por 60 (porém no CP diz mais de 30 dias que deixa correto) e na C fica faltando o "SE" sem ele o texto fica incompleto.
LETRA (C)
Lesão corporal Art. 129.
Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem:
§ 6° Se a lesão é culposa:
Pena - detenção, de dois meses a um ano.
Eu acredito que o erro da B está em "corporal grave", ou seja, está incompleta.
►C.
LESÃO CORPORAL CULPOSA
§6º - Se a LESÃO É CULPOSA:
Pena - DETENÇÃO, de 2 meses a 1 ano.
∟ FCC - 2014 - TRF - 3ª REGIÃO - Técnico / FGV - 2022 - PC-AM - Escrivão / FGV - 2022 - AGE-MG - Procurador / FUNCAB - 2016 - PC-PA - Delegado / FUNCAB - 2016 - PC-PA - Papiloscopista / FGV - 2014 - DPE-DF - Analista / IBADE - 2017 - PC-AC - Escrivão /
(*) A lesão corporal culposa não se divide em níveis (leve, grave, gravíssima), agindo o agente por CULPA, responderá na forma do Art. 129 §6º, Código Penal (CP), independentemente do resultado da lesão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo