Os termos que obtiveram na linguagem jurídica um signi...
Os termos que obtiveram na linguagem jurídica um significado específico, como, por exemplo, contrato, crédito, impugnabilidade, nulidade de um negócio jurídico, herança, legado, são usados nas leis, na maioria das vezes, com este significado especial. Deste modo, eliminam-se inúmeras variantes de significado do uso linguístico geral e o círculo dos possíveis significados, adentro do qual se há- se proceder à seleção com base noutros critérios, estreita-se em grande medida. Com o esclarecimento do uso linguístico jurídico preciso, a interpretação pode, em certas ocasiões, chegar ao seu termo, a saber, quando nada indicie no sentido de que a lei se desviou, precisamente nesta passagem, daquele uso.
(LARENZ, Karl. Metodologia da Ciência do Direito. Tradução de José Lamego.
Fundação Calouste Gulbenkian 2. ed. Lisboa, 1989. p. 386)
Esse texto corresponde
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) à interpretação
lógica da lei.
A interpretação lógica ou racional, atende ao espírito da lei, procurando-se apurar o sentido e a finalidade da norma, a intenção do legislador, por meio de raciocínios lógicos, com abandono dos elementos puramente verbais.
Incorreta letra “A”.
B) aos usos e costumes como fonte interpretativa do direito.
Os usos e costumes são fontes de integração da lei, não de interpretação. O costume é a prática constante e uniforme, pública e geral de determinado ato, com a convicção da necessidade de observância de tal ato.
Incorreta letra “B”.
C) à interpretação literal da lei.
A interpretação literal, também chamada de gramatical consiste no exame do texto normativo sob o ponto de vista linguístico, analisando a pontuação, a colocação das palavras na frase, a sua origem etimológica.
Correta letra “C”.
Gabarito da questão.
D) à analogia.
Analogia consiste em aplicar a caso não previsto a norma legal concernente a uma hipótese análoga prevista.
Incorreta letra “D”.
E) à interpretação
sistemática da lei.
A interpretação sistemática parte do pressuposto de que uma lei não existe isoladamente e deve ser interpretada em conjunto com outras pertencentes à mesma província do direito, levando-se em conta, às vezes, o livro, o título, o capítulo, a seção e o parágrafo.
Incorreta letra “E”.
Gabarito C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Errada - Segundo Carlos Maximiliano (Método, Hermenêutica e Aplicação do Direito, 2013, p.100) o processo lógico consiste em procurar descobrir o sentido e o alcance de expressões do Direito sem o auxílio de nenhum elemento exterior, com aplicar ao dispositivo em apreço um conjunto de regras tradicionais e precisas, tomadas de empréstimo à Lógica Geral;
B) Errada - Os usos e costumes como fonte interpretativa do direito constituem, nos dizeres de Carlos Maximiliano (Método, Hermenêutica e Aplicação do Direito, 2013, p.153) norma jurídica sobre determinada relação de fato e resultante de prática diurna e uniforme, que lhe dá força de lei. Ademais os usos e costumes podem ser "praeter legem", "secundum legem" e "contra legem";
C) Correta - O enunciado em epígrafe revela a alternativa correta, especialmente ao mencionar " ...eliminam-se inúmeras variantes de significado do uso linguístico geral...";
D) Errada - A Analogia é revelada através do seguinte brocardo: ubi eadem legis ratio, ibi eadem legis dispositio (onde houver a mesma razão deve ser aplicado o mesmo direito);
E) Errada - A interpretação sistemática da lei consiste em avaliar o texto legal em harmonia com o ordenamento jurídico como um todo.
C) CORRETA. A interpretação gramatical/literal/filosófica é a que toma por base o significado das palavras e sua função gramatical. Apoiando-se na gramática, contribui, muitas vezes, para o aperfeiçoamento da redação das leis (Introdução à Ciência do Direito, André Franco Montoro, p. 254, 26 ed.).
"Com o esclarecimento do uso linguístico jurídico preciso, a interpretação pode, em certas ocasiões, chegar ao seu termo, a saber, quando nada indicie no sentido de que a lei se desviou, precisamente nesta passagem, daquele uso".
Interpretação lógica: leva em consideração a finalidade da Norma Jurídica;
Interpretação Sistemática: procura extrair o conteúdo da Norma Jurídica por meio da analise sistemática do ordenamento jurídico;
Interpretação Literal: modalidade que revela o significado da letra da Lei.
"significado especifico" "uso liguistico preciso" se deduz pela aplicação da interpretação literal da lei.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo