À luz das disposições legais pertinentes à prática de atos d...
Situação hipotética: Um ex-servidor público impetrou mandado de segurança contra ato editado pelo tribunal de contas do estado que, ao apreciar a concessão de sua aposentadoria, reconheceu a ilegalidade da aposentação. O aludido processo foi extinto em razão da ausência de provas. Assertiva: Nessa situação, o ex-servidor poderá renovar o pedido de mandado de segurança, dentro do prazo decadencial, ou pleitear os seus direitos por ação própria.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Correto.
Art. 6 O pedido de mandado de segurança poderá ser renovado dentro do prazo decadencial, se a decisão denegatória não lhe houver apreciado o mérito
GABARITO: CERTO
Além daqueles requisitos presentes no Código de Processo Civil para confecção da petição inicial, o Mandado de Segurança tem como pressuposto a existência de direito líquido e certo, demonstrado mediante prova pré-constituída:
- Lei nº 12.016/2009. Art. 1 Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça.
Caso o processo seja extinto por ausência de provas, percebe-se que, portanto, tratou-se de ausência de pressuposto de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo, atraíndo a aplicação do Art. 6º, § 5º, da Lei do MS:
- Lei nº 12.016/2009. Art. 6º. [...] § 5Denega-se o mandado de segurança nos casos previstos pelo art. 267 da Lei n 5.869, de 11 de janeiro de 1973 - Código de Processo Civil.
Tal artigo 267 do CPC de 73, corresponde ao artigo 485 do NCPC, cuja aplicação se dará por seu inciso IV:
- CPC. Art. 485. O juiz não resolverá o mérito quando: [...] IV – verificar a ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo;
Uma vez não apreciado o mérito, o Mandado de Segurança poderá ser renovado dentro de seu prazo decadencial, sem prejuízo da ação ordinária própria.
- Lei nº 12.016/2009. Art. 6º. [...] § 6 O pedido de mandado de segurança poderá ser renovado dentro do prazo decadencial, se a decisão denegatória não lhe houver apreciado o mérito.
- Lei nº 12.016/2009. Art. 19. A sentença ou o acórdão que denegar mandado de segurança, sem decidir o mérito, não impedirá que o requerente, por ação própria, pleiteie os seus direitos e os respectivos efeitos patrimoniais.
- Súmula 271 do STF: “Concessão de mandado de segurança não produz efeitos patrimoniais em relação a período pretérito, os quais devem ser reclamados administrativamente ou pela via judicial própria”
Lei do Mandado de Segurança - Lei nº 12.016/09:
Art. 6º - A petição inicial, que deverá preencher os requisitos estabelecidos pela lei processual, será apresentada em 2 (duas) vias com os documentos que instruírem a primeira reproduzidos na segunda e indicará, além da autoridade coatora, a pessoa jurídica que esta integra, à qual se acha vinculada OU da qual exerce atribuições.
§ 6º - O pedido de mandado de segurança poderá ser renovado dentro do prazo decadencial, SE a decisão denegatória NÃO lhe houver apreciado o mérito.
§ 6º - O pedido de mandado de segurança poderá ser renovado dentro do prazo decadencial, se a decisão denegatória não lhe houver apreciado o mérito.
A questão exige entendimento acerca da sistemática do processo e julgamento da ação de mandado de segurança.
De fato, na situação descrita no enunciado, o ex-servidor poderá renovar o pedido de mandado de segurança, dentro do prazo decadencial, ou pleitear os seus direitos por ação própria.
Isso porque o pedido de mandado de segurança poderá ser renovado dentro do prazo decadencial, se a decisão denegatória não lhe houver apreciado o mérito. Ademais, a sentença ou o acórdão que denegar mandado de segurança, sem decidir o mérito, não impedirá que o requerente, por ação própria, pleiteie os seus direitos e os respectivos efeitos patrimoniais.
No caso em análise, a ausência de provas configura ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo, o que atrai a aplicação do Art. 485 do Código de Processo Civil, nos seguintes termos:
Art. 485. O juiz não resolverá o mérito quando:
IV – verificar a ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo;
Assim, como já mencionado acima, o ex-servidor poderá renovar o pedido de mandado de segurança, dentro do prazo decadencial, ou pleitear os seus direitos por ação própria, por força do Art. 6º. § 6 e Art. 19 da Lei nº 12.016/2009:
Lei nº 12.016/2009
Art. 6º. § 6 O pedido de mandado de segurança poderá ser renovado dentro do prazo decadencial, se a decisão denegatória não lhe houver apreciado o mérito.
Art. 19. A sentença ou o acórdão que denegar mandado de segurança, sem decidir o mérito, não impedirá que o requerente, por ação própria, pleiteie os seus direitos e os respectivos efeitos patrimoniais.
FONTE: ESTRATÉGIA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo