No estudo da Teoria Geral do Direito do Trabalho é correto a...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
LETRA D
Princípio da Proteção/Protetor ou TUTELAR→ Subdivide-se em 3:
O princípio que possui como propósito tentar corrigir desigualdades, criando uma superioridade jurídica em favor do empregado diante da sua condição de hipossuficiente é especificamente o princípio da proteção.
1. Princípio da NORMA MAIS FAVORÁVEL → Havendo mais de uma norma em vigor regendo o mesmo assunto aplica-se a que seja mais favorável ao empregado.
2. Princípio da Condição mais benéfica
3. Princípio in dubio pro operário ou Pro Misero
Atenção para a Reforma Trabalhista: Lei 13.467/2017
Art. 620. As condições estabelecidas em acordo coletivo de trabalho sempre prevalecerão sobre as estipuladas em convenção coletiva de trabalho.
Demais
- Princípio da PRIMAZIA DA REALIDADE → Prioriza a REALIDADE em detrimento da FORMA (os fatos são mais importantes do que os ajustes formais) .
Art. 9º - Serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na presente Consolidação
O princípio da BOA FÉ OBJETIVA → amplamente aplicado no direito individual do trabalho, pressupõe que as partes contratantes devem seguir um modelo de conduta ética, com lealdade, honestidade, retidão e probidade não apenas na celebração, como no curso, no término e mesmo após a extinção do contrato de trabalho.
Princípio da intangibilidade contratual objetiva – Este princípio acentua ainda mais o princípio da inalterabilidade lesiva, resguardando o contrato de trabalho das mudanças de propriedade da empresa, assim como das modificações na sua natureza jurídica. Serve de fundamento ao instituto da sucessão de empregadores – artigos 10 e 448 da CLT. Dizemos que o contrato de trabalho é “blindado” contra alterações subjetivas.
Aprenda mais de 1000 mnemônicos no meu instagram -> https://www.instagram.com/qciano/⠀
Complementando...
Desdobramentos do Princípio da norma mais favorável:
Elaboração das normas ›››› O princípio auxilia a política legislativa, para que as futuras leis assegurem ou ampliem o rol de direitos trabalhistas.
Confronto de regras concorrentes ›››› Aqui cabe a hierarquização das normas, onde teriam lugar a teoria da acumulação (onde o intérprete seleciona, nas normas comparadas, os dispositivos de cada uma mais favoráveis ao obreiro) e a teoria do conglobamento (pela qual o operador jurídico seleciona a regra mais favorável ao trabalhador enfocando globalmente seu conjunto normativo).
Interpretação das regras jurídicas ›››› Respeitada a hermenêutica jurídica e o caráter lógico-sistemático do direito, o intérprete, diante de mais de um
resultado válido, optará pela norma mais favorável ao trabalhador.
A visão mais ampla do princípio entende que atua, desse modo, em tríplice dimensão no Direito do Trabalho: informadora, interpretativa/normativa e hierarquizante.(Maurício Godinho Delgado).
FONTE: Estratégia Concursos.
A questão é omissa, não explicitou para quem seria a multa, se para o empregador ou para o empregado.
Concordo com o Juliano Dallagnol, se a multa for aplicada contra o empregado, o princípio da norma mais favorável iria indicar a aplicação da CLT, e não do instrumento coletivo.
Questão mal elaborada, passível, portanto, de anulação.
Apesar de omissa a questão, não vejo que qualquer dos outros princípios apontados tivesse aplicabilidade ao caso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo