A respeito da Defensoria Pública (DP), julgue o item a segui...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q601966 Legislação da Defensoria Pública

A respeito da Defensoria Pública (DP), julgue o item a seguir, com base nas disposições gerais da Lei Complementar n.º 80/1994.

As funções institucionais da DP não podem ser exercidas em favor de pessoas jurídicas com fins lucrativos, pois esse tipo de entidade não se enquadra no conceito de necessitados.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Prezados alunos,

É importante entender que, de acordo com a Súmula 481 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o direito à justiça gratuita pode ser estendido tanto a pessoas físicas quanto a pessoas jurídicas. No caso das pessoas jurídicas, sejam estas com ou sem fins lucrativos, é necessário demonstrar a impossibilidade de arcar com os encargos processuais.

Além disso, é imprescindível lembrar que, enquanto as pessoas físicas possuem uma presunção de hipossuficiência, que é admitida pela mera declaração de falta de recursos, as pessoas jurídicas devem comprovar sua hipossuficiência. Essa comprovação é considerada juris tantum, ou seja, é uma presunção relativa que admite prova em contrário.

Para exemplificar, citamos um caso da Defensoria Pública da União (DPU) julgado em 2015 pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (CESPE). Foi reafirmado que tanto pessoas naturais quanto jurídicas têm o direito à assistência jurídica integral e gratuita, desde que comprovem insuficiência de recursos. Para as pessoas jurídicas de direito privado, a jurisprudência do STJ é clara: somente será concedido o benefício da justiça gratuita quando houver prova concreta da sua situação de vulnerabilidade financeira, não sendo suficiente apenas a declaração de pobreza.

Gabarito da questão: Errado

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Olá pessoal (GABARITO ERRADO)


Súmula 481- STJ

 
 Faz jus ao benefício da justiça gratuita a pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos que demonstrar sua impossibilidade de arcar com os encargos processuais.


OBS: Acrescento que entendimento consolidado do STF  preconiza que as pessoas físicas têm a HIPOSSUFICIÊNCIA presumida, pela simples afirmação de falta de recursos para arcar com as despesas processais. No entanto, as pessoas JURÍDICAS  precisam COMPROVAR TAL hipossuficiência, sendo  juris tantum ( relativa).

----------------------------------------------------------

Vejam questâo DPU/CESPE/2015: 

A assistência jurídica integral e gratuita é garantida aos que comprovarem insuficiência de recursos, sejam eles pessoas naturais ou jurídicas. No caso de pessoas jurídicas de direito privado, é pacífica a jurisprudência do STJ no sentido de que a concessão desse benefício somente será possível quando for efetivamente comprovado seu estado de miserabilidade ou a precariedade de sua situação financeira, não bastando a simples declaração de pobreza. ( GABARITO CORRETO)

Item errado, pois as pessoas jurídicas, inclusive aquelas que possuem fins lucrativos, podem ser assistidas pela Defensoria Pública, desde que comprovem a insuficiência de recursos (situação de hipossuficiência econômica), nos termos do art. 4º, V da LC 80/94.
FOnte: estrategia 

Art. 4º São funções institucionais da Defensoria Pública, dentre outras:

V – exercer, mediante o recebimento dos autos com vista, a ampla defesa e o contraditório em favor de pessoas naturais e jurídicas, em processos administrativos e judiciais, perante todos os órgãos e em todas as instâncias, ordinárias ou extraordinárias, utilizando todas as medidas capazes de propiciar a adequada e efetiva defesa de seus interesses;

De acordo com o art. 4º, V, são funções institucionais da Defensoria Pública, dentre outras, exercer, mediante o recebimento dos autos com vista, a ampla defesa e o contraditório em favor de pessoas naturais e jurídicas, em processos administrativos e judiciais, perante todos os órgãos e em todas as instâncias, ordinárias ou extraordinárias, utilizando todas as medidas capazes de propiciar a adequada e efetiva defesa de seus interesses.

STJ - Súmula 481 - Faz jus ao benefício da justiça gratuita a pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos que demonstrar sua impossibilidade de arcar com os encargos processuais.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo