A Constituição da República Federativa do Brasil indica, com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q588640 Direito Constitucional
A Constituição da República Federativa do Brasil indica, com precisão, a natureza do ato normativo que deve dispor sobre a competência dos órgãos fracionários do Tribunal de Justiça.

Esse ato normativo é:

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Letra (c)


O art. 96, I, alínea “a”, estabelece que a competência dos órgãos jurisdicionais e administrativos de um Tribunal será definida em seu regimento interno.


CF.88

Art. 96. Compete privativamente:


I - aos tribunais:

a) eleger seus órgãos diretivos e elaborar seus regimentos internos, com observância das normas de processo e das garantias processuais das partes, dispondo sobre a competência e o funcionamento dos respectivos órgãos jurisdicionais e administrativos;


CF/88 Art. 125.  § 1º A competência dos tribunais será definida na Constituição do Estado, sendo a lei de organização judiciária de iniciativa do TJ.

Se alguém puder me explicar porque não pode ser também a letra "a", eu agradeço.

EDSON L,

O enunciado da questão pede a natureza do ATO NORMATIVO. O regimento é um ato normativo.

Eu li rápido e também errei..

questão confunde! a competência do TJ - CE; competência dos órgãos: Regimento Interno

Os atos administrativos normativos ou gerais, assim como as leis, têm cárater de comandos gerais e abstratos, alcançando todos os administrados que se encontrem na mesma situação. Todavia, não são iguais. Os atos normativos são leis em sentido material e são atos administrativos em sentido formal, por isso também são chamados de atos impróprios.  Exemplos de atos normativos: decretos regulamentares, resoluções, regimentos, deliberações etc

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo