Para a administração pública burocrática, o interesse públic...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (15)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C
Para compreender a resposta correta, vamos analisar os conceitos de Administração Pública Burocrática e Administração Pública Gerencial.
Administração Pública Burocrática:
Este modelo de administração pública tem como base a teoria burocrática proposta por Max Weber. Suas principais características são:
- Formalização – Normas e regras bem definidas.
- Hierarquia – Estrutura organizacional rígida e verticalizada.
- Imparcialidade – Decisões e ações baseadas em critérios objetivos.
- Profissionalização – Cargos ocupados por servidores com base em mérito.
Nesse contexto, o interesse público é frequentemente identificado com a afirmação do poder do Estado. O foco é na legalidade e no cumprimento das normas e procedimentos.
Administração Pública Gerencial:
Este modelo emergiu como uma resposta às limitações da administração burocrática. Suas principais características são:
- Foco nos Resultados – Eficiência e eficácia na administração dos recursos públicos.
- Descentralização – Maior autonomia para gestores e órgãos.
- Enfoque no Cidadão – Serviços públicos orientados para atender às necessidades da população.
- Transparência e Controle Social – Prestação de contas e participação da sociedade.
Nesse modelo, o interesse público é associado ao interesse da coletividade, e não apenas à afirmação do poder do Estado. A gestão é orientada para resultados que beneficiem diretamente a sociedade.
Dessa forma, a afirmação de que a administração pública gerencial nega a visão da administração pública burocrática, relacionando o interesse público com o interesse da coletividade e não do Estado, está correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Administração Pública Burocrática
• Concentra-se no processo.
• É auto-referente.
• Definição de procedimentos para contratação de pessoal, compra de bens e serviços.
• Satisfaz as demandas dos cidadãos.
• Controle de procedimentos.
Administração Pública Gerencial
• Orienta-se para resultados.
• Orientada para o cidadão.
• Combate o nepotismo e a corrupção.
• Não adota procedimentos rígidos.
• Definição de indicadores de desempenho
- utilização de contratos de gestão
Alternativa Correta.
Administração Gerencial
Conceito
Administração pública gerencial é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados, suas principais características.
A Administração gerencial seria conseqüência dos avanços tecnológicos e da nova organização política e econômica mundial, para tornar o Estado capaz de competir com outros países.
Características
O Estado marcado com uma administração gerencial é aquele que tem como objetivos principais atender a duas exigências do mundo atual: adaptar-se à revisão das formas de atuação do Estado, que são empreendidas nos cenários de cada país; e atender às exigências das democracias de massa contemporâneas.
Francisco de Salles Almeida Mafra Filho,
Administração Burocrática
Conceito
Burocracia é administração da coisa pública por funcionário sujeito a hierarquia e regulamento rígidos, e a uma rotina inflexível. Recebe o significado abrangente de classe dos burocratas. Identifica-se com grande influência ou prestígio de uma estrutura complexa de departamentos na administração da coisa pública.
A administração pública burocrática distingue claramente o público e o privado. Nela há separação entre o político e o administrador público. Aqui se deu o surgimento de burocracias públicas compostas por administradores profissionais com recrutamento e treinamento específicos. O relacionamento entre estas pessoas e os políticos devia ser marcado pela neutralidade dos primeiros. Os Estados democráticos, durante o século XX, tinham como principal modelo de administração pública.
Características
O Estado burocrático comporta instituições basicamente hierarquizadas e controle enfocado nos processos.
Combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista eram seus maiores objetivos. Para tal, orientava-se pelas idéias de profissionalização, carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo
Segundo Chiavenato :
A administração pública burocrática frequentemente identifica o interesse público com a afirmação de poder do Estado . Ao atuarem sob esse princípio os administradores públicos terminam por direcionar uma parte substancial das atividades e dos recursos do Estado para o atendimento das necessidades da própria burocracia , identificando com o poder do Estado . O conteúdo das políticas públicas é relegado a um segundo plano . A administração pública gerencial nega essa visão do interesse público , relacionando-o com o interesse da coletividade e não com o aparato do Estado .
São dois modelos (paradigmas) distintos. A burocracia teve (aliás, ainda tem) sua importância no momento histórico em que foi implementada, principalmente para tentar sublevar o modelo patrimonialista de Estado e todos os problemas que este carregava consigo. Porém, com as novas e crescentes demandas da sociedade, foi necessário implementar uma série de mudanças nesse modelo de administração pública, culminando no estilo gerencial, voltado para o interesse dos cidadãos, foco nos resultados, atingimento de metas e tudo mais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo