Julgue o seguinte item com base nas normas gerais de dire...
O imposto de renda é informado pelos critérios da generalidade, universalidade e progressividade. No que tange ao imposto de renda da pessoa física, a progressividade é mitigada, pois há uma faixa de isenção e apenas quatro alíquotas.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (33)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
CERTO
Foi afirmado corretamente que o imposto de renda é informado pelos critérios da generalidade, universalidade e progressividade, já que isso consta expressamente no art. 153, § 2°, I, da CF/88. Além disso, como se sabe, na tributação das pessoas físicas, a progressividade restringe-se à aplicação da tabela progressiva, que contém uma faixa de isenção e quatro diferentes alíquotas (7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%).
FONTE: Prof. Fábio Dutra
Não concordo com o gabarito, uma vez q no IRPJ só há 2 alíquotas, 15% e 10%. O IRPJ (2 alíquotas ) tem uma progressividade menor do que o IRPF (4 aliquotas).
Se uma faixa de isenção e 4 alíquotas é uma forma de progressividade mitigada, nenhum país no mundo aplica a progressividade em todo o seu potencial. Aliás, o quê seria a progressividade plena? Dez alíquotas?
Link interessante sobre tributos em outros países: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_tax_rates
Questão anulada pela CESPE. Justificativa: Não há informações suficientes para o julgamento do item. Por esse motivo, opta‐se por sua anulação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo