A administração pública burocrática sustenta, entre seus obj...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (28)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - errado
A questão aborda conceitos fundamentais sobre os modelos teóricos de Administração Pública, em especial a administração pública burocrática. Vamos explorar esses conceitos para entender melhor a razão da resposta correta ser "errado".
A administração pública burocrática é um modelo que surgiu no final do século XIX e início do século XX, inspirado nas ideias de Max Weber. Este modelo foi implementado para substituir práticas administrativas patrimonialistas, visando maior racionalidade e previsibilidade nas ações governamentais.
Os pontos principais da administração pública burocrática incluem:
- Formalismo: Estrita observância de regras e procedimentos.
- Hierarquia: Estrutura vertical de controle e comando.
- Profissionalismo: Seleção e promoção baseada no mérito, por meio de concursos públicos.
- Impessoalidade: Tratamento igualitário a todos os cidadãos, sem favorecimentos.
No entanto, a questão menciona que a administração pública burocrática visa aumentar a governança do Estado, melhorando a efetividade e eficiência na prestação de serviços aos cidadãos. Esse objetivo é mais alinhado ao modelo de administração pública gerencial, que surgiu posteriormente e busca maior eficiência, descentralização e foco nos resultados, bem como a satisfação dos cidadãos.
Portanto, a administração pública burocrática não é caracterizada por um foco explícito na efetividade e eficiência para o atendimento dos cidadãos, mas sim na racionalidade e procedimentos formais. Essa é a principal razão pela qual a alternativa correta é "errado".
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Características da administração pública burocrática:
O Estado burocrático comporta instituições basicamente hierarquizadas e controle enfocado nos processos.
Combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista eram seus maiores objetivos. Para tal, orientava-se pelas idéias de profissionalização, carreira, hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.
As críticas à administração pública burocrática são muitas; dentre elas a separação do Estado e sociedade, pelo fato de os funcionários se concentrarem no controle e na garantia do poder do Estado.
Em resumo, os atributos da administração pública burocrática poderiam ser representados pelo controle efetivo dos abusos. Os defeitos, por sua vez, seriam a ineficiência e a incapacidade de se voltarem para o serviço dos cidadãos como clientes.
Fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=503
O conceito de administracao publica burocratica sustenta que a organização é eficiente por excelência através de normas e regulamentos racionalmente definidas. E para conseguir essa eficiencia a burocracia detalha o que deve ser feito atraves de algumas caracteristicas. O modelo burocratico se enfraqueceu porque se tornou um fim em si mesmo.
Trata-se aqui da Administração Gerencial
Conceito
Administração pública gerencial é aquela construída sobre bases que consideram o Estado uma grande empresa cujos serviços são destinados aos seus clientes, outrora cidadãos; na eficiência dos serviços, na avaliação de desempenho e no controle de resultados, suas principais características.
A Administração gerencial seria conseqüência dos avanços tecnológicos e da nova organização política e econômica mundial, para tornar o Estado capaz de competir com outros países.
Francisco de Salles Almeida Mafra Filho,
Administração Burocrática
Conceito
Burocracia é administração da coisa pública por funcionário sujeito a hierarquia e regulamento rígidos, e a uma rotina inflexível. Recebe o significado abrangente de classe dos burocratas. Identifica-se com grande influência ou prestígio de uma estrutura complexa de departamentos na administração da coisa pública.
A administração pública burocrática distingue claramente o público e o privado. Nela há separação entre o político e o administrador público. Aqui se deu o surgimento de burocracias públicas compostas por administradores profissionais com recrutamento e treinamento específicos. O relacionamento entre estas pessoas e os políticos devia ser marcado pela neutralidade dos primeiros. Os Estados democráticos, durante o século XX, tinham como principal modelo de administração pública.
Características gerenciais
O Estado marcado com uma administração gerencial é aquele que tem como objetivos principais atender a duas exigências do mundo atual: adaptar-se à revisão das formas de atuação do Estado, que são empreendidas nos cenários de cada país; e atender às exigências das democracias de massa contemporâneas.
A administração gerencial repousa em descentralizações política e administrativa, a instituição de formatos organizacionais com poucos níveis hierárquicos, flexibilidade organizacional, controle de resultados, ao invés de controle, passo a passo, de processos administrativos, adoção de confiança limitada, no lugar de desconfiança total, em relação aos funcionários e dirigentes e, por último, uma administração voltada para o atendimento do cidadão e aberta ao controle social.
A administração gerencial empreende adequar as organizações públicas aos seus objetivos prioritários, que são os resultados. Busca identificação com os usuários e incrementar sua eficiência com mecanismos de quase-mercado ou concorrência administrada
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo