Com relação a competência do juízo, para a execução penal d...
é correto afirmar:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (14)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - Compete ao juízo das execuções penais do estado a execução das penas impostas a sentenciados pela justiça federal, quando recolhidos a estabelecimentos sujeitos a administração estadual.
A questão aborda a competência do juízo para a execução das penas impostas pela Justiça Federal, um tema essencial para Direito Penal e Execução Penal. Para responder corretamente, é necessário entender como se dá a execução penal e a divisão de competências entre a Justiça Federal e a Justiça Estadual.
A correta interpretação dessa questão exige conhecimento específico sobre a Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/1984) e o Código de Processo Penal (Decreto-Lei nº 3.689/1941).
Vamos analisar cada uma das alternativas para entender por que a letra "A" é a correta e as demais são incorretas:
Alternativa A: Correta. De acordo com a legislação atual, compete ao juízo das execuções penais do estado a execução das penas impostas a sentenciados pela Justiça Federal, quando recolhidos a estabelecimentos sujeitos a administração estadual. Isso se dá porque, na falta de estabelecimentos federais para a custódia de presos federais, as penas são executadas em estabelecimentos estaduais, sob a supervisão do juízo estadual.
Alternativa B: Incorreta. Esta alternativa está equivocada porque, mesmo que os sentenciados sejam recolhidos a estabelecimentos sujeitos à administração federal, a competência para a execução penal não será do juízo estadual.
Alternativa C: Incorreta. A competência do juízo de execuções penais da Justiça Federal não depende da instalação de uma Vara de Execuções Criminais Federais. A Justiça Federal pode executar penas independentemente da existência de vara especializada, especialmente quando o sentenciado está em estabelecimento federal.
Alternativa D: Incorreta. A competência para apreciar pedidos incidentais na execução penal, quando o detento está em estabelecimento estadual, é da Justiça Estadual, e não da Justiça Federal. A administração estadual do estabelecimento prisional implica que o juízo estadual deve tratar dos incidentes da execução.
Alternativa E: Incorreta. Compete à Justiça Federal a execução das penas impostas por ela, mas essa competência se exerce em estabelecimentos federais. Quando o detento está em um estabelecimento sujeito à administração estadual, a execução cabe ao juízo estadual, conforme destacado na alternativa correta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Súmula nº 192 do STJ: "Compete ao Juízo das Execuções Penais do Estado a execução das penas impostas a sentenciados pela Justiça Federal, Militar ou Eleitoral, quando recolhidos a estabelecimentos sujeitos à administração estadual".
Gabarito: Letra A
LETRA A
INTERPRETANDO: Compete ao Juiz estadual a execução de pena imposta a sentenciado pela justiça federal, SE estiver recolhido em estabelecimento estadual.
Letra A
Súmula nº 192 do STJ: "Compete ao Juízo das Execuções Penais do Estado a execução das penas impostas a sentenciados pela Justiça Federal, Militar ou Eleitoral, quando recolhidos a estabelecimentos sujeitos à administração estadual".
Traduzindo: Caso o apenado cumpra em presídio estadual, pena privativa de liberdade imposta em decorrência de processo penal julgado pela Justiça Federal, o juízo competente para a execução penal é o da Justiça Estadual.
GABARITO: A
Eu sempre me lembro das frases de meu professor de Execução Penal na faculdade
"O preso carrega embaixo dos braços sua execução"
ou seja, vai depender de onde esta recolhido o preso.
PERTENCELEMOS!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo