Em conformidade com o Código de Normas, assinale a alternat...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) Incorreta - Os agnomes “Filho”, “Júnior”, “Neto”, “Sobrinho” ou congêneres serão utilizados apenas ao final do nome e mesmo que repetir parcialmente o prenome e patronímico(s) do homenageado.
O art. 608 do Código de Normas e Procedimentos do Foro Extrajudicial da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás assevera que “Ao prenome serão acrescidos os sobrenomes do pai, da mãe ou de ambos, em qualquer ordem”. Já o parágrafo primeiro deixa claro que “Os agnomes “Filho”, “Junior”, “Neto”, “Sobrinho” ou congêneres serão utilizados apenas ao final do nome e quando repetir de FORMA IDÊNTICA o prenome e patronímico(s) do homenageado”. Veja que essa regra serve para quando a repetição ocorre de forma idêntica e não parcial.
B) Correta - As partículas de ligação no
sobrenome, tais como “de” ou “e”, não são elementos essenciais do sobrenome e
podem ser suprimidas ou acrescidas por ocasião da escolha ou alteração de nome
permitidas pela lei.
O art. 608 do Código de Normas e Procedimentos do Foro Extrajudicial da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás assevera que “Ao prenome serão acrescidos os sobrenomes do pai, da mãe ou de ambos, em qualquer ordem”. Já o parágrafo terceiro deixa claro que “As partículas de ligação no sobrenome, tais como “de” ou “e”, estejam no singular ou no plural, no gênero masculino ou no feminino, não são elementos essenciais do sobrenome e podem ser suprimidas ou acrescidas por ocasião da escolha ou alteração de nome permitidas pela lei”.
C) Incorreta - Os agnomes “Filho”, “Júnior”, “Neto”, “Sobrinho” ou congêneres
serão utilizados em qualquer ordem do nome e quando repetir de forma idêntica o
prenome e patronímico(s) do homenageado.
O art. 608 do Código de Normas e Procedimentos do Foro Extrajudicial da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás assevera que “Ao prenome serão acrescidos os sobrenomes do pai, da mãe ou de ambos, em qualquer ordem”. Já o parágrafo primeiro deixa claro que “Os agnomes “Filho”, “Junior”, “Neto”, “Sobrinho” ou congêneres serão utilizados APENAS AO FINAL do nome e quando repetir de forma idêntica o prenome e patronímico(s) do homenageado”. Veja que essa regra dispõe que os agnomes são utilizados no final e não em qualquer ordem.
D) Incorreta - As partículas de ligação no sobrenome, tais como “de” ou “e”, são elementos essenciais do sobrenome e não podem ser suprimidas ou acrescidas por ocasião da escolha ou alteração de nome permitidas pela lei.
O art. 608 do Código de Normas e Procedimentos do Foro Extrajudicial da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás assevera que “Ao prenome serão acrescidos os sobrenomes do pai, da mãe ou de ambos, em qualquer ordem”. Já o parágrafo terceiro deixa claro que “As partículas de ligação no sobrenome, tais como “de” ou “e”, estejam no singular ou no plural, no gênero masculino ou no feminino, NÃO SÃO ELEMENTOS ESSENCIAIS do sobrenome e PODEM SER SUPRIMIDAS OU ACRESCIDAS por ocasião da escolha ou alteração de nome permitidas pela lei”.
Resposta: B
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO B
CÓDIGO DE NORMAS DE GOIÁS
Art. 608. Ao prenome serão acrescidos os sobrenomes do pai, da mãe ou de ambos, em qualquer ordem.
(...)
§ 4º. As partículas de ligação no sobrenome, tais como “de” ou “e”, estejam no singular ou no plural, no gênero masculino ou no feminino, não são elementos essenciais do sobrenome e podem ser suprimidas ou acrescidas por ocasião da escolha ou alteração de nome permitidas pela lei.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo