Questões de Concurso

Foram encontradas 50 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2702692 Matemática

A circunferência representada abaixo possui diâmetro AB.


Imagem associada para resolução da questão


Se A(1,1) e B(9,7), uma equação que representa essa circunferência está indicada na seguinte opção:

Alternativas
Q2702681 Pedagogia

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), por sua natureza aberta, configuram uma proposta:

Alternativas
Q2702677 Pedagogia

De acordo com o Art. 3 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9394/96, o ensino será ministrado com base em alguns princípios, dentre os quais pode-se citar:

Alternativas
Q2702672 Matemática

A figura a seguir mostra dois dados comuns com faces numeradas de 1 a 6.


Imagem associada para resolução da questão


Se uma pessoa lança esses dois dados simultaneamente uma única vez, a probabilidade de se obter dois números pares é igual a:

Alternativas
Q2702664 Português

Leia o texto a seguir para responder às questões de 1 a 6.


Liberdade


Cecília Meireles


Deve existir nos homens um sentimento profundo que corresponde a essa palavra LIBERDADE, pois sobre ela se têm escrito poemas e hinos, a ela se têm levantado estátuas e monumentos, por ela se têm até morrido com alegria e felicidade.

Diz-se que o homem nasceu livre, que a liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade de outrem; que onde não há liberdade não há pátria; que a morte é preferivel à falta de liberdade; que renunciar à liberdade é renunciar à própria condição humana; que a liberdade é o maior bem do mundo; que a liberdade é o oposto à fatalidade e à escravidão; nossos bisavós gritavam “Liberdade, Igualdade e Fraternidade! “ nossos avós cantaram: “Ou ficar a Pátria livre/ ou morrer pelo Brasil”; nossos pais pediam: “Liberdade! Liberdade!/ abre as asas sobre nós”, e nós recordamos todos os dias que “o sol da liberdade em raios fúlgidos/ brilhou no céu da Pátria...” em certo instante.

Somos, pois, criaturas nutridas de liberdade há muito tempo, com disposições de cantá-la, amá-la, combater e certamente morrer por ela.

Ser livre como diria o famoso conselheiro... é não ser escravo; é agir segundo a nossa cabeça e o nosso coração, mesmo tendo de partir esse coração e essa cabeça para encontrar um caminho... Enfim, ser livre é ser responsável, é repudiar a condição de autômato e de teleguiado, é proclamar o triunfo luminoso do espírito. (Suponho que seja isso.)

Ser livre é ir mais além: é buscar outro espaço, outras dimensões, é ampliar a órbita da vida. É não estar acorrentado. É não viver obrigatoriamente entre quatro paredes. Por isso, os meninos atiram pedras e soltam papagaios. A pedra inocentemente vai até onde o sonho das crianças deseja ir (Às vezes, é certo, quebra alguma coisa, no seu percurso...)

Os papagaios vão pelos ares até onde os meninos de outrora (muito de outrora!...) não acreditavam que se pudesse chegar tão simplesmente, com um fio de linha e um pouco de vento! ...

Acontece, porém, que um menino, para empinar um papagaio, esqueceu-se da fatalidade dos fios elétricos e perdeu a vida.

E os loucos que sonharam sair de seus pavilhões, usando a fórmula do incêndio para chegarem à liberdade, morreram queimados, com o mapa da Liberdade nas mãos...

São essas coisas tristes que contornam sombriamente aquele sentimento luminoso da LIBERDADE. Para alcançá-la, estamos todos os dias expostos à morte. E os tímidos preferem ficar onde estão, preferem mesmo prender melhor suas correntes e não pensar em assunto tão ingrato.

Mas os sonhadores vão para a frente, soltando seus papagaios, morrendo nos seus incêndios, como as crianças e os loucos. E cantando aqueles hinos, que falam de asas, de raios fúlgidos linguagem de seus antepassados, estranha linguagem humana, nestes andaimes dos construtores de Babel...


Texto extraído do livro “Escolha o seu sonho”,

Editora Record Rio de Janeiro, 2002, p. 07, Adaptado.



Releia o 6º parágrafo para responder às questões 5 e 6:


Os papagaios vão pelos ares até onde os meninos de outrora (muito de outrora!...) não acreditavam que se pudesse chegar tão simplesmente, com um fio de linha e um pouco de vento! ...(6º parágrafo)


Um recurso utilizado pelo autor para realçar, valorizar e ampliar a comunicação expressiva do trecho é a:

Alternativas
Q2408678 Geografia

“Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários” (BRASIL, 2017, p. 366), é uma das competências específicas para a Geografia que possibilitam a:

Alternativas
Q2408644 Pedagogia

As unidades temáticas definidas pela para o ensino da Geografia, consideradas eixos integradores, visam organizar a aprendizagem de forma a possibilitar um processo formativo que desenvolva:

Alternativas
Q2408618 História

Após a Segunda Guerra Mundial, no âmbito do movimento quantitativo, o conceito de região é criticado e passa a ser concebido como:

Alternativas
Q2408598 Geografia

Segundo Suertegaray (2005, p.30), “o método fenomenológico consiste em descrever o fenômeno, aquilo que se apresenta imediatamente. Propõe-se a descrever os fenômenos da experiência”.


Para a autora, esta descrição implica em:

Alternativas
Q2408591 Geografia

A construção do raciocínio geográfico se fundamenta na aplicação de princípios como localização, analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão e:

Alternativas
Q2408586 Geografia

Como componente do currículo, a Geografia busca compreender a espacialidade dos fenômenos a partir de conceitos teórico-metodológicos que a sustentam como conhecimento científico, dentre eles

Alternativas
Q2408519 Nutrição

O objetivo do planejamento físico-funcional é garantir instalações adequadas e funcionais, bem como a qualidade da produção do serviço prestado aos comensais. Em um restaurante onde são distribuídos 600 almoços no horário de 11h às 13h, em que o tempo médio gasto por um comensal para fazer sua refeição é de 20 minutos, deve-se ter o seguinte número de lugares:

Alternativas
Q2408508 Nutrição

A nutricionista recebeu, na unidade básica de saúde, um paciente homem de 52 anos de idade, sobrepeso e com diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2. Baseando-se no recomendado pela Sociedade Brasileira de Diabetes (Diretrizes 2019-2020), a nutricionista fez a seguinte orientação:

Alternativas
Q2408503 Nutrição

Os aminoácidos podem ser classificados em 3 categorias: aminoácidos essenciais, que são provenientes da dieta; aminoácidos não essenciais, que são sintetizados pelo organismo e aminoácidos condicionalmente sintetizados pelo organismo que, se utilizados em velocidade maior do que são produzidos, podem se tornar indispensáveis.


Classificam-se como aminoácido essencial e não essencial, respectivamente:

Alternativas
Q2408490 Nutrição

A nutricionista de um estabelecimento recebeu uma preparação com peso final de 2.600 g, com valor calórico total de 3.200 kcal, 15% de proteínas e 55% de carboidratos. De acordo com os cálculos feitos pela nutricionista, essa preparação apresenta, aproximadamente, uma quantidade de gorduras de:

Alternativas
Q2408456 Educação Física

Ao pensar em perspectivas de mudança para a Educação Física Escolar, Kunz (2001) sinaliza para uma necessária modificação de concepção para área, sublinhando que ela precisa ser vista

Alternativas
Q2408454 Educação Física

Sobre os autores que têm desenvolvido a aproximação entre a teoria freireana e as práticas pedagógicas da Educação Física, Prodócimo, Spolaor e So (2019) destacam dois grupos de investigação, que apresentam duas diferentes perspectivas teóricas, tais como:

Alternativas
Q2408451 Educação Física

O Coletivo de Autores (2012) aponta alguns princípios curriculares fundamentais para o trato com o conhecimento e a seleção dos conteúdos de ensino. O princípio que defende que o conteúdo precisa estar vinculado à explicação da realidade social concreta e que, ao mesmo tempo, deve oferecer base para a compreensão dos determinantes sócio-históricos do aluno é:

Alternativas
Q2408448 Educação Física

Para o Coletivo de Autores (2012), a Educação Física escolar, que tem como objeto de estudo a reflexão sobre a cultura corporal, contribui:

Alternativas
Q2408445 Educação Física

Kunz (2006), na sua reflexão sobre o processo de transformação didático-pedagógica do esporte, utiliza o conceito de emancipação diversas vezes. Nesse sentido, o autor entende que emancipação é:

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: C
5: D
6: A
7: A
8: D
9: D
10: A
11: A
12: C
13: A
14: B
15: C
16: C
17: D
18: A
19: B
20: D