Questões de Concurso
Foram encontradas 194 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
O correto entendimento para “backup” dentro do contexto da informática é:
O modelo de referência TCP/IP foi desenvolvido pelo governo americano e pela comunidade acadêmica, de modo que os protocolos utilizados não poderiam ser substituídos, pois o modelo de referência foi criado se baseando nos protocolos, diferentemente do modelo de referência OSI, onde os protocolos podem ser substituídos. Os modelos também apresentam certas divergências na formação de suas respectivas camadas. Abaixo está uma imagem que retrata essa diferença. Analise-a e depois aponte a alternativa correta.
O artigo 23 da Lei 12.527 trata sobre a classificação da informação quanto ao grau e prazo de sigilo. Ele aponta que as informações consideradas imprescindíveis à segurança do Estado e da sociedade, cuja divulgação ou acesso irrestrito causarem determinadas “situações”, deverão ser passíveis de classificação. Não constitui uma situação apontada no referido artigo:
De acordo com o disposto no artigo 4º, da Lei 6.546/78, que dispõe sobre a regulamentação das profissões de arquivista e de técnico de arquivo, o exercício dessas profissões, depende:
Geralmente, o cabo par trançado faz uma ligação pino a pino entre dois dispositivos que estão sendo interligados, como por exemplo, a ligação entre uma impressora e um switch. No entanto, existe um tipo de cabo que ao contrário do cabeamento pino a pino, interliga a saída de dados do primeiro micro à entrada de dados do segundo e vice-e-versa. Esse tipo de cabo chamase:
A Lei 8.159, de 08 de janeiro de 1991 dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e, entre seus artigos, aponta que:
Dentro do estudo da arquitetura dos computadores encontramos o contexto que aborda os seus componentes fundamentais e entre eles está aquele que possui circuitos eletrônicos complexos que lhes permitem realizar um conjunto de operações simples, mas que, no entanto, quando tem que realizar operações mais complexas, acontece uma realização sequencial de várias dessas operações simples. Esse componente apresenta códigos de condição, que indicam situações que podem ocorrer durante uma operação, como o “overflow” e o “carry”. O componente aqui retratado trata-se do (a):
A gestão da qualidade é composta por critérios que orientamuma eficaz gestão de documentos. Esses critérios estão relacionados ao controle dos documentos que envolvem processos como elaboração; recebimento e verificação; registro e validação. Entre esses critérios, temos:
No que se refere aos métodos de arquivamento de documentos, uma empresa pode adotar:
Nos dias de hoje em muitas empresas por todo o planeta, observamos a implantação da cultura do “paperless”. Nessa cultura, as organizações implantam softwares para a gestão de documentos, diminuindo, dessa forma, o fluxo de papel que tramita por suas unidades de trabalho. Está correto afirmar dentro do cenário da GED (gestão eletrônica de documentos):
O regimento interno do Conselho Nacional de Arquivo, institucionalizado e aprovado através da Portaria do Ministério da Justiça 2.588, de 24 de novembro de 2011, estabelece em seu artigo 3º que o Conarq é constituído por dezessete membros conselheiros, sendo, entre eles:
Sobre a história da arquivística é correto afirmar:
A partir do conceito do ciclo de vida dos documentos desenvolveu-se a teoria das três idades, uma estratégia de organização documental que reparte o ciclo de vida dos documentos em três fases ou idades. A fase da segunda idade ou intermediária diz respeito:
“Os agrotóxicos abrangem um grande número de moléculas químicas, com diferentes modos de ação e toxicidade. Estes são de importância agrícola e econômica, sendo os arseniais os primeiros a serem empregados para proteger as plantas contra o ataque de insetos. Os organoclorados são aqueles que contêm carbono, cloro e hidrogênio, sendo bastante persistentes em solo e muito tóxicos para vários artrópodes”.
FAY, Elisabeth Francisconi; et.al.. Agrotóxicos e Ambiente. Brasília, DF: Embrapa, 2004.
Dentre as características citadas, qual a classe de agrotóxicos que podemos destacar:
“Desde os primórdios da civilização, o homem tem se esforçado para buscar melhorias na sua condição de vida. É notório o esforço para aumentar a produção em quantidades suficientes de alimentos contrapôs às devastações causadas pelas pragas, dando origem, então, aos compostos denominados agroquímicos, incluindo fertilizantes e agrotóxicos”.
FAY, Elisabeth Francisconi; et.al.. Agrotóxicos e Ambiente. Brasília, DF: Embrapa, 2004.
Seguindo as informações, o termo agrotóxico é utilizado no seu mais amplo significado. Dentre as principais características dos produtos usados comercialmente podemos destacar:
No processo de adesão do Pará a independência do Brasil, ocorreu uma tragédia envolvendo a morte de mais de 250 homens. Como ficou conhecida essa tragédia?
Nos primórdios do século XIX os paraenses apoiaram uma revolução em Portugal. Que item refere esta revolução?
Muitas vezes ao digitarmos um texto é possível que se registrem alguns erros de ortografia que, de certa forma, poderiam comprometer o conteúdo elaborado. Para contornar essa problemática, o editor de texto MS Word apresenta um recurso que possibilita que o conteúdo digitado passe por uma correção ortográfica. Esse recurso é obtido através do menu principal do software, na opção:
O sistema operacional (SO) é considerado o mais importante programa a ser instalado em um computador. Ele serve de base para a execução dos demais softwares que irão “rodar” no micro. Sobre o SO Linux é correto afirmar que:
Uma grande quantidade de dados desenvolvidos por um usuário de computador pode ser armazenada para posterior utilização. Para essa prática é possível utilizar uma série de dispositivos de armazenamento, exceto: