Questões de Concurso
Foram encontradas 184 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Considere os exemplos que a autora Amaral, In: Aquino (1998), apresenta para análise:
1. As famílias com filhos deficientes rejeitam seus filhos.
2. As crianças com Síndrome de Down são meigas e carinhosas.
3. Os autistas detestam contato físico.
Segundo essa autora, em geral, tais exemplos referem- se a uma concepção de um tipo fixo e imutável que caracterizará a pessoa em questão e que orienta as relações interpessoais.
Considerando-se os exemplos e a conceituação da autora, assinale a alternativa que se refere ao conceito em questão.
O autor Mazzotta (2011) ao analisar o atendimento de alunos com deficiência afirma: dentre os mais importantes elementos da organização da educação escolar (comum ou especial) destaca-se como fundamental ___________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Rego, In: Aquino (1998), na discussão sobre as origens das diferenças entre os seres humanos analisa a perspectiva de Vygotsky de desenvolvimento humano. Com base na análise da autora assinale a alternativa correta.
Assis (2009) afirma que o atendimento pedagógico-educacional em instituições hospitalares deve considerar a inter-relação da saúde e educação. Com base em seus apontamentos, assinale a alternativa correta.
Considerando-se o Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015), no que se refere às barreiras, analise os exemplos a seguir:
I. Ignorância e desconhecimento das potencialidades do aluno com deficiência.
II. Porta de acesso ao banheiro: do tipo de correr, sem maçaneta e com puxador vertical.
Assinale a alternativa que representa, correta e respectivamente, o tipo de barreira descrito.
Ao abordar questões referentes ao atendimento pedagógico- educacional em hospitais, realizada por professores da rede estadual de ensino de São Paulo, para crianças e jovens hospitalizados a autora Assis (2009) faz algumas recomendações no final do texto. Assinale a alternativa correta.
A autora Rego, In: Aquino (1998), argumenta que é impossível negar as diferenças individuais entre os sujeitos de uma determinada cultura, assim como a variabilidade dos indivíduos de diferentes grupos culturais. A constatação da singularidade humana, observável inclusive pelo senso-comum, levanta o problema da origem dessas diferenças.
Quando a autora articula sua argumentação com a educação, é possível afirmar que
Na análise da formação de professor para o AEE, com base no documento A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva (2010), afirma-se:
Para a formação em nível de aperfeiçoamento e especialização, a proposta é que sejam realizadas ações de formação fundamentadas em metodologias ativas de aprendizagem (...)
Assinale a alternativa correta acerca das metodologias ativas de aprendizagem.
Cunha (2013) analisa a presença de alunos com autismo na escola e propõe, como primeiro passo, o professor conhecer seu aluno. Assinale a alternativa correta sobre as etapas dessa proposta na qual o professor é capaz de desenvolver um trabalho comprometido com seu aluno autista.
O autor Aquino (1998) afirma: “(...) não se ensina, não está evidente em determinada teoria, método ou conteúdo, e ao mesmo tempo a todos perpassa. Ato contínuo, não é resultado previsível das ações planejadas do professor, das reações espontâneas do aluno, da proposta pedagógica da escola, ou das normas do sistema educacional, quando tomadas como elementos apartados (...)”.
Com base no trecho e nas contribuições do autor, constata- se que ele está se referindo
A partir da leitura de Machado (2009) e suas contribuições sobre Tecnologia Assistiva, enquanto recursos e serviços, assinale a afirmação correta.
A autora Rego, In: Aquino (1998), na discussão sobre as origens das diferenças entre os seres humanos analisa abordagens de desenvolvimento humano e afirma:
“(...) há uma espécie de limitação humana a priori, pois a natureza humana é dada e imutável (...)”.
“Os problemas e as causas do fracasso escolar são de exclusiva responsabilidade do aluno”.
Assinale a alternativa correta que corresponde à concepção abordada nos trechos.
Os autores Pacheco, Eggertsdóttir e Marinósson (2007) ao analisar o processo de avaliação destacam dois propósitos iniciais: fornecer informações sobre certos aspectos do trabalho escolar (...) e sobre a situação de determinados alunos (...), bem como decisões devem ser tomadas sobre um projeto ou seu desenvolvimento.
Defendem o desenvolvimento de uma política em relação à organização da avaliação formal e informal do trabalho escolar, incluindo aspectos como o foco, o método e o cronograma da avaliação.
Essa responsabilidade, segundo os autores, cabe
As autoras Sala e Aciem (2013) afirmam “O conceito de escola inclusiva é relativamente novo, sendo assegurado, por políticas públicas o acesso e a permanência de qualidade para as pessoas com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino”.
Com base nesse trecho, assinale a alternativa correta acerca da escola inclusiva.
Com base nas contribuições de Mazzotta (2011) assinale a alternativa correta que se refere a aspectos da história da Educação Especial no Brasil.
Com base no documento A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva (2010), assinale a alternativa correta sobre professores da Educação Especial.
O desenho universal, de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015), envolve a concepção de produtos, ambientes, programas e serviços (...), sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.
Para Sassaki (2007), o desenho universal também pode ser denominado de desenho
Leia os trechos de análise dos dados do documento Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008).
Trecho 1
“Os dados do Censo Escolar/2006, na educação especial, registram a evolução de 337.326 matrículas em 1998 para 700.624 em 2006, expressando um crescimento de 107%. No que se refere à inclusão em classes comuns do ensino regular, o crescimento é de 640%, passando de 43.923 alunos incluídos em 1998, para 325.316 alunos incluídos em 2006 (...)”
Trecho 2
“Quanto à distribuição das matrículas nas esferas pública e privada, em 1998, registra-se 157.962 (46,8%) alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas privadas, principalmente em instituições especializadas filantrópicas. Com o desenvolvimento de políticas de educação inclusiva, evidencia-se um crescimento de 146% das matrículas nas escolas públicas, que passaram de 179.364 (53,2%) em 1998, para 441.155 (63%) em 2006 (...)”
Trecho 3
“Com relação à distribuição das matrículas por etapa e nível de ensino, em 2006: 112.988 (16%) são na educação infantil, 466.155 (66,5%) no ensino fundamental, 14.150 (2%) no ensino médio, 58.420 (8,3%) na educação de jovens e adultos, 46.949 (6,7%) na educação profissional (básico) e 1.962 (0,28%) na educação profissional (técnico)”.
Assinale a alternativa correta.
Com base no Decreto nº 3.956/2001 em que se promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência assinale a alternativa correta sobre a concepção de discriminação.
Com base na Resolução CNE/CEB 4/2009 – Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial assinale a alternativa correta sobre o AEE (Atendimento Educacional Especializado).