Questões de Concurso
Foram encontradas 157 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Com relação à colocação em família substituta, o Estatuto da Criança e do Adolescente (lei 8.069/90) considera que, se os pais forem falecidos, tiverem sido destituídos ou suspensos do poder familiar, ou houverem aderido expressamente ao pedido de família substituta:
Segundo Piaget a criança ao fazer uso de um objeto como se fosse outro (por exemplo, uma caixa de fósforos como um carrinho) ou de uma situação como outra (como na brincadeira de casinhas em que a criança representa situações da vida diária), demonstra o início da capacidade de formação de esquemas simbólicos. Para a teoria piagetiana, esses comportamentos são típicos do seguinte período de desenvolvimento:
A análise institucional francesa pensa o conceito de instituição como:
Um dos principais propósitos teóricos de Vygotsky foi caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento, elaborando hipóteses de como estas características se formam ao longo da vida humana. Segundo Vygotsky:
I – O homem é um ser histórico, construído a partir de suas relações com o mundo natural e social.
II – A internalização das atividades socialmente enraizadas e historicamente desenvolvidas constitui o aspecto característico da psicologia humana e define a constituição do sujeito.
III – A zona de desenvolvimento proximal de uma criança se caracteriza como a distância entre o nível de desenvolvimento real, determinado pela solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado pela solução de problemas sob orientação de adultos ou em colaboração com companheiros mais capazes.
Assinale se:
Segundo Freud, há um afrouxamento da realidade externa tanto na psicose quanto na neurose, embora essa última ainda a preserve, fugindo apenas de parte dela. Por sua vez, na psicose, a perda da realidade estaria colocada de antemão. Apesar dessas aproximações, Freud aponta como diferença básica entre elas:
De acordo com os direitos fundamentais da criança e do adolescente previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), é correto afirmar que:
Donald Winnicott sempre priorizou o interesse pelas relações entre as crianças e o ambiente que as cerca. Essa preocupação evidencia-se na relevância que ocupam, em sua teoria, as primeiras relações de dependência do bebê com a mãe. Uma de suas principais contribuições conceituais corresponde à área intermediária de experiência entre o erotismo oral e a verdadeira relação de objeto, juntamente com o uso dado a objetos que não fazem parte do corpo do bebê, embora ainda não sejam reconhecidos como pertencentes à realidade externa. Tal conceito é chamado:
No conhecido seminário sobre A Ética da Psicanálise, Lacan desenvolve os fundamentos éticos da psicanálise, centrados no desejo e na falta. Para tanto, ele busca a articulação do conceito de das Ding ou Coisa-em-si, presente em alguns textos de Freud, assim como na filosofia moral de Kant. Nesse momento de sua obra, Lacan pretende demonstrar que a ética da psicanálise corresponde a:
Os Transtornos do Humor são aqueles nos quais a perturbação fundamental é uma alteração do humor ou do afeto. São categorizados como transtornos do humor os seguintes quadros:
Na experiência e na teoria psicanalíticas, “sexualidade” designa toda uma série de excitações e de atividades, presentes desde a infância, que proporcionam um prazer irredutível à satisfação de uma necessidade fisiológica fundamental, e que se encontram a título de componentes na chamada forma normal do amor sexual. De acordo com a teoria freudiana sobre as fases libidinais:
A rede de atenção à saúde mental brasileira é parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), rede organizada de ações e serviços públicos de saúde, instituída no Brasil por Lei Federal na década de 90. São princípios do SUS:
As ferramentas e aplicativos de navegação permitem a busca de palavras-chave em documentos da World Wide Web, como aqueles armazenados em sites. Essas ferramentas oferecem o recurso de operações de pesquisa para limitar o resultado das buscas. A expressão de pesquisa que mais restringe o resultado da busca é:
Júlia foi contratada para promover um evento social. Para controlar o orçamento do evento, Júlia utilizou três pastas de uma planilha eletrônica, uma para contabilizar as receitas, outra para as despesas e uma última para o resumo, conforme ilustrado na figura a seguir.
Para que o saldo de lucros e perdas seja atualizado automaticamente a cada nova receita ou despesa, Júlia copiou cada total para a pasta Resumo utilizando a operação Colar Vínculo. Com isso, os conteúdos das células B2 e B3 da pasta Resumo são, respectivamente:
O acervo registrado na base de dados bibliográfica da RVBI abrange as áreas das Ciências Humanas e Sociais e tem como prioridade temática a área do Direito, especificamente:
No Tesauro da RBVI, a relação entre um descritor autorizado e um descritor não autorizado se caracteriza como uma relação de:
Recentemente, tem ganhado força o movimento a favor do voto distrital (ou “sistema eleitoral de maioria simples”). No sistema de voto distrital, cada membro do parlamento é eleito individualmente, pela maioria dos votos, nos limites geográficos de um distrito. Para que isto seja feito, o país é dividido em um determinado número de distritos eleitorais, geralmente com população semelhante entre si, cada qual elegendo um dos políticos que irão compor o parlamento.
A proposta do voto distrital suscitou um importante debate sobre o aperfeiçoamento dos mecanismos de participação política no Brasil. A alternativa que expressa corretamente os argumentos que indicam as vantagens e desvantagens do voto distrital é:
No Brasil, a modernidade veio deitar raízes em terreno já profundamente atravessado por ambiguidades. Eram dois os “brasis” que coexistiam no século XIX: o Brasil agrário, das casasgrandes e senzalas, onde nada parecia ameaçar a vontade senhorial, a dominação pelo privilégio e a lógica do favor; e o Brasil das cidades, de modas e imigrantes europeus, nas quais o progresso imprimia ao tempo aceleração vertiginosa. A independência fora costurada sob influência de ideias americanas e européias de diferentes colorações liberais, e a República veio aprofundar o alcance e a penetração deste ideário. Contudo, se por um lado a influência da ideologia burguesa era nítida, por outro o próprio sistema escravista bastava para desmentir um de seus pressupostos básicos, a racionalização produtiva. Havia, portanto, uma incompatibilidade claramente definida: em teoria, adotava-se a igualdade perante a lei, a liberdade trabalhista, a universalidade dos princípios; as práticas econômicas, entretanto, descortinavam outra realidade. Aqui, o sopro ideológico que animava a modernidade de nossos vizinhos ao Norte parecia ter serventia menos como motor e espelho de um sistema econômico do que para emprestar uma coloração moderna ao discurso das elites.
Neste cenário, tomou forma uma importante disputa sobre as matrizes políticas que deveriam moldar institucionalmente (e ideologicamente) a administração do Brasil e, por conseguinte, guiar-nos o desenvolvimento. Intelectuais e políticos como Paulino José Soares de Souza, o Visconde de Uruguai, Aureliano Cândido Tavares Bastos (deputado pelo Partido Liberal) e Oliveira Vianna, envolveram-se em tal debate, polarizado em torno das matrizes do:
“Quebec aprovou algumas leis na área da língua. Uma regula quem pode enviar os filhos a escolas de língua inglesa (não os francófonos nem os imigrantes); outra requer que negócios com mais de 50 empregados sejam dirigidos em francês; uma terceira põe fora da lei placas comerciais não escritas em francês. Em outras palavras, foram impostas aos habitantes do Quebec, pelo governo, restrições em nome de sua meta coletiva de sobrevivência, restrições que, em outras comunidades canadenses, poderiam facilmente não ser impostas em virtude da Carta. A questão fundamental foi: essa variação é aceitável ou não?” (TAYLOR, Charles. A Política do Reconhecimento.)
Há diversas respostas para tal questão. Alguns autores, como os teóricos do liberalismo procedimental, argumentam que os direitos individuais devem sempre ter precedência sobre metas coletivas. Nessa perspectiva, uma sociedade tipicamente liberal é aquela que não adota nenhuma visão substantiva sobre o que é bom, sobre os objetivos de vida; ela apenas adota o compromisso de tratar as pessoas com igual respeito. Por outro lado, há autores que argumentam que uma sociedade com fortes metas coletivas pode ser liberal desde que mantenha o princípio de respeitar a diversidade, e desde que possa oferecer salvaguardas adequadas aos direitos fundamentais. De acordo com essa visão, uma sociedade liberal se mede pela forma com que trata suas minorias.
Tal debate evidencia o paradoxo resultante da incompatibilidade entre:
Ao longo de nossa história, a questão racial recebeu tratamentos diferentes, isto é, foi concebida ou pensada em determinados termos, por intelectuais de filiações diversas (Oliveira Vianna, Euclides da Cunha, Gilberto Freyre, entre outros), de acordo com o momento específico do país. A alternativa que corresponde adequadamente aos três momentos dessa história é:
Vinculado à emergência das massas urbanas em meados do século XX, sobretudo na América Latina, o populismo é caracterizado pela hegemonia de líderes carismáticos que procuram estabelecer um estreito vínculo emocional com as massas, minimizando a intermediação de partidos ou outras instâncias representativas. O populismo pode, portanto, ser definido menos pelo conteúdo do que pela forma, na medida em que afigura-se como uma modalidade de exercício do poder político com vistas a estabelecer uma relação particular entre sociedade e Estado. Compreendido em seu aspecto ideológico, o populismo é um fenômeno: